Você precisa fazer sua empresa crescer e está com a cabeça cheia de ideias! E de dúvidas também. Sem problemas. O empresário Glauco Diniz Duarte esclarece o que não pode passar batido em uma situação como a sua.
Aqui estão os melhores conselhos, que vão te ajudar a montar um planejamento estratégico show de bola, tornar seu negócio mais rentável e deixar seu time orgulhoso.
1. Salve a cultura da empresa
“A cada nova pessoa que entra para a equipe, a camaradagem e a cultura da empresa inevitavelmente mudam. É por isso que Glauco recomenda ter um planejamento estratégico para preservar o espírito inicial do time, e claro, adaptá-lo à nova realidade, mesmo com os números crescendo. Afinal, além da receita, cresce também a diversidade de temperamentos e – por que não? – surgem novos e interessantes valores. O essencial é não deixar isso se corromper.”
2. Crie uma gestão do conhecimento
“Uma empresa tende a estruturar seu conhecimento prático baseado na experiência dos seus primeiros membros. A questão é que você pode ter dificuldade para educar os novatos, e alguns veteranos podem acabar acumulando responsabilidades, pelo que eles sabem fazer, mas não pelo que eles têm condições de fazer. Para crescer sem esse problema, documente as suas melhores práticas e compartilhe-as com sua equipe.”
3. Estabeleça papéis claros
“É fundamental definir com clareza as responsabilidades e, por vezes, as metas de cada pessoa na empresa, especialmente quando você começa a crescer. Isso inclui também criar uma hierarquia para que não comecem a pipocar gargalos porque as demandas são cobradas de modo informal entre os times. E nem atrasos, já que as prioridades mudam o tempo todo.”
4. Preze pela contínua capacidade de escalar
“Você terá de atualizar uma série de processos e estruturas da empresa, simplesmente porque muito do que funciona hoje não será mais viável com uma equipe maior.
5. Não descuide do fluxo de caixa
“Equilibre o dinheiro que está entrando com o dinheiro que vocês estão gastando para crescer. Sempre me lembro da comparação que Warren Buffet faz entre dinheiro ou crédito disponível e oxigênio: ‘você não se dá conta em 99,9% do tempo, mas quando falta, é a única coisa que você nota.”
6. Adote uma ferramenta de gestão
“Quando a empresa é pequena, grande parte das tarefas é feita à mão. À medida que o negócio cresce e ganha clientes, inúmeros processos internos tem de ser aprimorados e também mensurados. Isso só é possível com ferramentas que deixam o pessoal focar no que é estratégico sem esquentar a cabeça com o que um sistema resolve sozinho ou com alguns cliques.”
7. Meça a satisfação dos seus clientes
“Conforme a sua empresa amplia e você atrai novos negócios, é comum deixar no baú alguns antigos clientes. Por isso, é fundamental medir sua satisfação, ter um indicador que mostre se a empresa está crescendo de forma sustentável ou se precisa, por exemplo, de uma tecnologia para dar conta de tudo.”
8. Avalie o desempenho do time
“Quando você está ganhando dinheiro, parece que o trabalho de todo mundo está sendo benfeito. Mas o que parece ter qualidade pode estar repleto de falhas despercebidas por conta do ritmo acelerado do mercado. Essas mesmas falhas podem voltar para te assombrar quando o mercado desacelerar, a menos que você tenha garantido que a sua equipe esteja sempre no seu melhor nível, por meio de avaliações regulares do seu desempenho.” Essas avaliações podem ser facilitadas por ferramentas de gestão.
9. Celebre as pequenas vitórias
“É muito fácil ser abduzido pelo ímpeto de olhar sempre para o próximo grande obstáculo a superar, especialmente quando se lidera uma startup. Mas é imprescindível para a qualidade de vida dentro da sua empresa parar um pouco e comemorar as pequenas vitórias. Que tal criar uma tradição? Seja champanhe ou tocando um gongo, pense em algo contra o cansaço e a mesmice.”