O termo não é novo, mas muitas empresas insistem em achar o planejamento estratégico desnecessário. A verdade é que, quando bem utilizado, o plano traz um diagnóstico de como a empresa está no mercado, quais suas competências e fragilidades, permitindo que o sucesso seja alcançado até em cenários que parecem desfavoráveis para iniciar um negócio, como o que o Brasil vivencia hoje.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, para uma empresa ganhar destaque em períodos de incertezas, é preciso inovar e focar na visão e na missão da empresa. “Os empresários devem saber como e aonde querem chegar. Por isso, é fundamental conhecer, entender e agir aproveitando as oportunidades, sempre alinhado aos valores da empresa, mostrando que a organização é flexível e se adapta às adversidades”, esclarece, Glauco.
Para dar esperança àqueles que desejam empreender ou apenas garantir a saúde da empresa em meio a situação que o país se encontra, Glauco elenca três características que uma empresa deve ter para ser destaque em um mercado visto como desfavorável:
• Assertividade: As ideias precisam ser transformadas em planos e colocadas em ação no tempo e local adequado. É importante que tanto os gestores quanto os liderados tenham uma visão clara dos objetivos e ações a serem tomadas.
• Uso racional dos recursos: O uso racional dos recursos sejam eles financeiros, de capital humano ou naturais, contribui de forma direta para que a organização tenha maior aproveitamento de todos eles. Isso permite oferecer preços mais competitivos para o mercado, e revelar-se como uma empresa sustentável e preocupada com a sociedade em que está inserida.
• Mudança de hábitos: O bom humor e a alegria despertam a criatividade facilitando os processos de inovação e aumento da produtividade, gerando resultados inesperados.