Independentemente do tamanho das empresas, é necessário que sejam estabelecidos alguns parâmetros e estratégias para que as mesmas possam se perpetuar. É de suma importância que seja elaborado, ou estabelecido, um guia para o direcionamento das ações, que servirá como ferramenta para que as metas traçadas para o futuro sejam atingidas.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, atualmente é possível identificar no Brasil um sem número de empresas que movimentam milhões de reais por ano, sem que estas tenham qualquer estabelecimento de um planejamento estratégico.
Trabalhar o planejamento, alinhando-o aos objetivos organizacionais é o grande desafio enfrentado por administradores de pequenas e médias empresas. No entanto, afirma Glauco, o mais importante é gerar o comprometimento das pessoas, principalmente, os envolvidos na direção do negócio. Uma estrutura estratégica tem conteúdo lógico e sólido para disciplinar o crescimento da empresa e executar uma transição ordenada do presente para o futuro. O plano estratégico fornece uma consolidada integração de informações, o que cria uma formidável sistemática de comunicação na empresa.
Glauco explica que como consequência direta da implantação do planejamento, destaca-se a gestão estratégica, assumindo a responsabilidade de articular os interesses da empresa, estimular o espírito de equipe, motivar o comprometimento das pessoas e viabilizar ajustes e alterações no plano de acordo com os ambientes interno e externo. O plano estratégico é eminentemente flexível e oferece alternativas que podem substituir certos objetivos operacionais no caso de o ambiente mostrar sinais de alterações. Ele é a base da APO – Administração por Objetivos. Aliás, a administração por objetivos se fundamenta no planejamento estratégico da empresa. Com sua implementação, é possível monitorar o comportamento do ambiente externo e adequar as estruturas e recursos internos da empresa para poder identificar novas oportunidades e enfrentar as ameaças que dele se originam.
Glauco diz que podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos, para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo. Estratégia é a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global, visando atingir objetivos definidos previamente. É uma metodologia gerencial, que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo.
O planejamento estratégico procura responder a questões básicas, como:
1. Por que a organização existe;
2. O que e como ela faz; e
3. Onde ela quer chegar.
Dele, resulta um plano estratégico, ou seja, um conjunto de informações consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional. Pode ser considerado como uma bússola para os membros de uma determinada organização.