Onde estamos? Onde queremos chegar? Como vamos fazer para chegar lá? Perguntas como essas são as mais ouvidas no ambiente empresarial. Não é através da sorte que grandes empresas obtêm o sucesso, e sim por meio de árduo trabalho, dedicação, adaptação ao mercado, correção de erros e foco. Entretanto, esse caminho não poderia ser traçado sem antes desenvolver um bom planejamento estratégico.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, uma empresa sem planejamento é como um avião sobrevoando o oceano sem GPS, ou seja, totalmente sem rumo. Essa metodologia é basicamente o algoritmo necessário para atingir o objetivo de amanhã com os recursos de hoje. Um trabalho constante que analisa as metas da empresa, recursos, dados passados, presentes e futuros concretos e reais, assuntos os quais são compartilhados com toda a empresa a fim de que cada membro saiba seu papel e o que precisa ser feito para que o objetivo seja alcançado.
Dessa forma, afirma Glauco, empresas com estratégia e ambição possuem um bom planejamento estratégia consolidado nas diretrizes de seu estatuto e valores, pois é isso que dará o rumo para que o avião saia do oceano e pouse no aeroporto. Com isso, além de tornar a empresa mais competitiva no mercado de trabalho, a base para futuras mudanças e estabilidade ficarão muito mais fortes.