Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Planejamento estratégico – missão, visão, valores

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

No Brasil a maioria das empresas que aqui atuam são microempresas, das quais empregam a maioria da população apta a trabalhar. No mesmo contraponto, nosso país também possui uma marca negativa, o de fechamento de empresas nos primeiros 5 anos de vida. Tal fato se dá muitas vezes devido ao mal planejamento realizado no momento da criação do modelo de negócio, com muitas das vezes negligenciando fatores importantes para o andamento do empreendimento. O planejamento estratégico vem justamente para dar o suporte necessário na criação e desenvolvimento de modelos negócios e assim norteá-los na busca dos objetivos traçados. Sem ele, dificilmente algo ou alguém poderá alcançar algum resultado relevante.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o planejamento estratégico é composto de alguns pontos básicos que dão o direcionamento inicial do negócio. Antes mesmo de fazer toda a análise estrutural, financeira e de custo, necessário é definir qual o papel daquela futura empresa perante a sociedade, qual sua intenção e ou objetivo, quais benefícios trarão, qual diferencial irá oferecer ao seu público. Neste contexto destacamos a definição destes três pontos: missão, visão, valores.
O que estes pontos abordam e como fazê-los?

MISSÃO: A missão da empresa deve ser composta essencialmente daquilo que a organização pretende oferecer aos clientes decorrente da prestação de serviço ou produto que irá oferecer a eles. Nela serão descritas as características de seu negócio, os pontos principais a serem abordados por ele e quais as expectativas a serem sanadas por você como empresa.

VISÃO: Na visão da organização são destacadas quais são os objetivos a serem alcançados pela empresa com as suas atividades. É necessário que se estabeleça prazos para a obtenção dos resultados, sendo estes condizentes com a real capacidade da empresa de alcança-los. Traçar objetivos irreais ou distantes demais podem acarretar em desmotivação precoce, trazendo a consequente perda de foco no que tange ao andamento dos negócios.

VALORES: Neste item são colocadas todas as crenças das quais a sua empresa irá se basear para dar andamento a suas atividades. Aqui destacam-se os valores pessoais dos empreendedores, que permeiam suas ações perante a vida e que devem ser seguidos também no andamento dos seus negócios. São ideais seguidos ao longo de sua trajetória e que dão o embasamento para o desenvolvimento de atividades e atitudes ao decorrer do caminho empresarial.

Segundo Glauco estes três itens são a base para se iniciar um bom planejamento estratégico, porém, mais importante do que defini-los é, implanta-los e acompanha-los ao longo da trajetória empresarial, de forma que todos os itens ali expostos possam ser devidamente realizados da maneira como foram projetados. Posteriormente a missão, visão e valores, agregam-se os demais dados relativos ao empreendimento, no caso, os dados financeiros, estruturais, de custos, viabilidade, demanda e etc.

Fato é que planejar é preciso! Por isto pense, planeje e desenvolva suas ideias com segurança e qualidade, com base em informações confiáveis e que permeiam toda a construção idealizada por você naquele momento de inspiração, visando sanar a lacuna existente no mercado escolhido.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts