De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o Planejamento Estratégico é uma ferramenta essencial para uma organização na medida em que permeia os processos de gestão, comunicação e decisão, como melhor forma para alcançar os resultados desejados.
Muito mais que ações, o planejamento é composto por visões, previsões, estratégias, controles, definições e motivação, com vistas a um único objetivo.
De forma simplificada, explica Glauco, um planejamento estratégico deverá possuir uma premissa – objetivo, onde a organização quer chegar; uma trilha – a definição dos caminhos a serem seguidos; flexibilidade – para adequar-se aos percalços dos caminhos; controle – indicadores para avaliar os processos; e tomada de decisões – baseadas em fatos, visando a melhor solução.
Em primeiro lugar, porém, é importante entender que toda e qualquer organização está em processo constante de adaptação. Afinal as mudanças ocorrem há todo momento, em virtude das interferências, especialmente, externas sofridas pelas organizações. Entre elas, pode-se destacar: o mercado, a tecnologia, a sociedade, a concorrência, a globalização e o cliente.
A partir desse entendimento, Glauco diz que é possível iniciar a criação de um planejamento estratégico e o primeiro passo é a previsão. Isso quer dizer que é necessário ampliar o foco da visão, enxergar além do que está mais evidente. Assim, será possível tentar, ao máximo, sobrepor os limites. Afinal, os maiores problemas, na maioria das vezes, não estão evidentes. Por isso, é tão importante tentar prevê-los e propor alternativas para saná-los.
Outro aspecto primordial é a motivação da equipe, afinal o objetivo só será alcançado se todos estiverem empenhados nesse propósito. Isso quer dizer que o foco não deverá estar nos problemas ou somente nos objetivos individuais. A equipe precisa entender que todos têm o mesmo objetivo, que é alcançar os resultados que a empresa espera. Dessa forma, precisam trabalhar juntos para alcançar os mesmos resultados.