De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, planejar o futuro de uma organização, pode-se dizer resumidamente, significa estabelecer quais resultados a organização deseja atingir (visão), quais resultados ela possui no momento presente e quais melhorias ou iniciativas adotará para modificar o quadro atual, em aderência á sua identidade e seu motivo de existir (valores e missão).
Segundo Glauco, a elaboração do Planejamento Estratégico ainda não é uma atividade comum á todos os portes de instituições no Brasil, apenas as grandes Empresas e órgãos públicos se preocupam em mensurar seus resultados e definir quais resultados almejam atingir, e de que maneira o farão, para isso se estabelecem indicadores, metas e estratégia. Recentemente as pequenas e médias empresas têm começado a se preocupar com planejamento, mas ainda encontram dificuldade em buscar orientação adequada com investimento condizente com sua realidade financeira.
Glauco explica que a metodologia mais utilizada atualmente foi desenvolvida em Harvard e é conhecida como BSC (balanced scorecard) que nada mais é do que uma metodologia para se alcançar o equilíbrio entre as partes de uma organização.
O BSC define que as organizações podem ser vistas sob quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e por último aprendizado e crescimento. Dentro dessas quatro perspectivas deve-se estabelecer objetivos a serem alcançados e para mensurar se os objetivos estão sendo atingidos, define-se indicadores e metas para cada indicador. Para se alcançar as metas deve ser definida uma iniciativa, ou seja, uma estratégia para alcançar o resultado esperado.
Glauco diz que existem no mercado algumas ferramentas para elaborar e executar o planejamento estratégico, desde planilhas até softwares sofisticados.
Seja qual for o ramo de atividade de sua empresa ou organização, esteja preparado para os desafios, planeje seu futuro hoje.