De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o planejamento estratégico é uma importante peça para as organizações, tanto com fins lucrativos, quanto sem fins lucrativos. Além de ser fundamental desde a concepção da ideia até para negócios que estão ativos a vários anos e que nunca tiveram um modelo de gestão empresarial padronizado.
Glauco explica que o seu papel é direcionar o negócio, canalizar as forças em prol do objetivo-fim, dar foco nas questões que devem ser dadas (é ter a certeza de que o que não está fazendo agora, é porque não é para fazer agora) e reduzir os riscos nas tomadas de decisões.
De acordo com Glauco, para o estabelecimento destes objetivos subdivide-se, frente ao modelo conceitual do BSC (Balanced Scorecard), a organização em quatro perspectivas: financeira; mercado e imagem; processos internos; e pessoas, aprendizado e conhecimento. Esta subdivisão tem uma lógica de causa e efeito: “precisamos de pessoas motivadas e capacitadas, com processos internos eficientes e eficazes, para que o mercado nos compre e gere resultados financeiros para consolidar a visão de futuro da organização.”. Logo, para cada perspectiva são determinados um ou mais objetivos estratégicos.
Como resultado desta árvore de indicadores de desempenho, separados por perspectivas e por objetivos específicos ao negócio, contribuirá para a análise da performance da organização como um todo pela diretoria e a orientará a dar foco nas questões que realmente precisam de atenção. Ou seja, naquelas em que as metas não estão sendo alcançadas.