De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, planejamento estratégico é para alguns empreendedores algo distante e difícil. Micro e pequenas empresas estão crescendo no mercado, fruto de muito esforço, mas sem realizar um planejamento. Aqui fica a pergunta: se conseguem se manter e crescer sem, imagina se tivessem um bom planejamento estratégico?
Glauco explica que gerenciar qualquer negócio sem um conhecimento macroeconômico é difícil e insuficiente diante da economia globalizada.
Segundo Glauco, a previsão de inflação, especialmente no setor de logística e na folha de pagamento de funcionários, impacta no custo de produção, e por isso, deve ser o principal fator levado em conta no momento de planejar ações para o próximo ano.
A estimativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) seja de 5,5% em 2013: “O empresário deve estimar um aumento de 7% nos custos, para ter uma gestão que garanta o bom rendimento e a cobertura dos gastos. Ao elaborar o planejamento, o empresário deve buscar um equilíbrio, com uma projeção nem muito pessimista e nem muito otimista em relação a receitas e despesas”, sugere.