Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Recuperação judicial pode ser evitada com planejamento estratégico

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o cenário de dificuldades se confirma pelo crescimento do número de empresas com pedido de recuperação judicial no Brasil – 766 entre janeiro e agosto.

A alternativa da recuperação judicial pode ser a salvação da empresa, contudo traz uma série de obrigações impostas pela lei regulamentadora (nº 11.101). Recomenda-se uma profunda análise da situação do negócio, antes de decidir embarcar nesta via e há como vencer dificuldades financeiras severas fora dela, aponta Glauco.

“Um bom planejamento estratégico subsidia medidas a serem tomadas na empresa com o objetivo de ganhar fôlego financeiro. Dentro desse estudo, a revisão de contratos, sobretudo com instituições bancárias, pode trazer à tona uma série de cláusulas abusivas de cobrança de juros, o que numa renegociação de dívidas pode influenciar substancialmente no resultado positivo para a empresa”, indica o Glauco.

O termômetro utilizado por Glauco para o embarque no processo de recuperação judicial é justamente o volume de juros. “Quando a empresa tem um planejamento estratégico elaborado por um consultor, contador junto a um advogado e não consegue ter viabilidade financeira em razão das taxas e juros dos bancos, ou seja, não consegue mais colocar esse custo no produto, então chega a hora de parar e planejar”, elucida. “O empreendedor deve reconhecer a fase de insustentabilidade financeira, mas enxergar condições de se manter no mercado pela condição econômica de viabilidade.

O planejamento estratégico demonstrará com clareza tal situação”, acrescenta Glauco.

Obrigações impostas pela lei merecem a atenção das empresas optantes pela entrada na recuperação judicial. Ao tempo em que se consegue a dilatação dos prazos e parcelamentos de débitos, honrar os compromissos se torna essencial, sob pena de falência. “A regularização dos compromissos financeiros com empregados, impostos, seguidos dos credores (especiais e quirografários) devem ser mantidos”, detalha Glauco.

A elaboração do planejamento estratégico de recuperação e viabilização da empresa apresenta a realidade financeira da empresa, o que não raras as vezes, conforme Glauco, o proprietário desconhece. “O estudo não só poderá emergir o empreendimento no mercado, como dará ao dono do negócio um raio X completo de todos os setores, trazendo à luz situações simples ou complexas que poderiam ter sido evitadas ao longo do tempo”, enaltece.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts