De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o planejamento estratégico de uma empresa é um dos passos iniciais para se chegar ao sucesso. Mas o que é sucesso? O sucesso dependerá do objetivo inicial de um empreendedor e este é um pré-requisito essencial para se armar um planejamento estratégico eficiente.
Para Glauco, o início de um bom planejamento estratégico é definir um objetivo.
Glauco explica as etapas necessárias para que esse planejamento seja bem-sucedido e menciona ainda os equívocos que devem ser evitados.
Qual é a próxima etapa a ser seguida, após o empreendedor definir o objetivo para o seu negócio?
Após esta fase, há de se ter uma estratégia para atingir esse objetivo. Por isto, o nome planejamento estratégico. Assim, todas as ações necessárias para levar um negócio ao seu objetivo devem ser definidas. O planejamento deve ser simples para ser executado. Se houver erro nesta etapa, com certeza, o objetivo não será alcançado.
Por que é tão importante traçar um planejamento estratégico?
Pensemos na seguinte situação: uma viagem de carro de Porto Alegre a Natal. Aqui já se sabe o destino, mas durante o caminho algumas adversidades fatalmente surgirão. Por isto, antes de pegar o carro e cair na estrada, todo o trajeto deverá ser estudado, assim como as condições da estrada, lugares para comer, dormir, abastecer, etc. Desta forma, a possibilidade de atingir o seu objetivo aumenta consideravelmente.
Como podemos visualizar este cenário, que envolve desconhecimento dos percalços, na prática?
Funciona assim. Muitos investem sem ter um objetivo definido, outros definem o objetivo, porém não planejam se será possível atingi-lo com os recursos existentes. Muitas vezes, pode surgir no planejamento uma necessidade de investimento que a empresa não tem condições de fazer naquele momento, logo o objetivo deverá ser repensado.
Como deve ser montado um planejamento estratégico?
O primeiro passo para estabelecer um planejamento é a definição da razão de ser da empresa, ou seja, por que foi criada e para atender que tipo de necessidade do cliente. Após ter isto bem definido, é necessário desenhar um esboço rápido com as principais atividades, parceiros, recursos, canais, entre outros fatores. O próximo passo é criar e testar modelos, fazer ajustes e, após a validação, fazer um portfólio de iniciativas que farão o modelo ganhar escala, se desenvolver.
Idealizar demais esse planejamento pode ser um problema?
Certamente, uma vez que para tirar um planejamento do papel é fundamental que sua execução seja possível. Ou seja, não adianta criar um planejamento maravilhoso, mas impossível de se tirar do papel. É melhor criar algo simples, de acordo com seus recursos humanos, financeiros e materiais. Ter um objetivo estratégico é importante, planejar uma estratégia é essencial, entretanto, não menos importante do que esses dois passos iniciais é o terceiro, que é executar para obter os resultados desejados, atingir os objetivos estratégicos.
Quais os principais equívocos ao realizar o planejamento estratégico?
Não ter uma ideia clara de qual é a melhor maneira de executar esse planejamento, e não pensar, com antecedência, sobre quem será o responsável pelo projeto, qual o perfil do profissional determinado para essa execução ou se os custos envolvidos poderão comprometer os resultados traçados. Digo sempre que, se a conta não fecha, tem que ser repensado todo o plano, pois ninguém deseja fazer um planejamento para atingir um determinado objetivo, tendo prejuízo ou pensando em algo que tenha um orçamento fora das possibilidades da empresa.