Dívidas, lojas e empresas fechadas e mais de 9 milhões de desempregados, maior índice desde 2012. O Brasil sofre, atualmente, de uma contínua série de deterioração de indicadores – sem sinais de melhorias próximas ou, se quer, sustentáveis. Esse, é o cenário que fecha 2015, um ano marcado por uma das maiores crises (econômica, política e financeira) que o país já passou, ou melhor, sofreu. Bancos, governo, especulações, alta do dólar… não faltam elementos chaves que desencadearam muitos problemas, tanto para trabalhadores como empresários.
O empresário Glauco Diniz Duarte diz que, entretanto, há duas opções para este tipo de problema: apontar culpados, o que não adianta, e esperar um pacote de medidas do governo, de fato, efetiva… algo que também não podemos contar. Ou, a mais fácil e que só depende de você: mudar, reciclar, se reinventar, rever planos e metas para sobreviver em 2016.
De acordo com Glauco , as pessoas que alcançam o sucesso e atingem seus objetivos possuem pelo menos dez características positivas: motivação, foco, iniciativa, inteligência emocional, ética, comprometimento, resiliência, criatividade, persistência e busca constante por autodesenvolvimento. O profissional, ou empreendedor, com esses atributos fazem a diferença.
Para o ano que já está ai, Glauco lança um desafio: tome as rédeas de sua carreira, de sua vida ou de seu empreendimento, e dê a direção que lhe interessa. Só assim, você vai revolucionar o modo como as coisas são feitas. Busque novas soluções para problemas antigos, faça as coisas diferentes e, assim, será possível se destacar na multidão e tirar uma bela lição de 2015.
Glauco citaalgimas dicas que vão ajudar a você a se planejar ou a rever alguns pontos para 2016.
1. Pense sobre o ano que passou
Faça uma análise geral sobre a situação da empresa, veja como o mercado e o consumidor estão se comportando frente ao seu produto. Com essas informações em mãos, é possível se antecipar frente a períodos de instabilidade.
2. Trace metas realistas
Definir metas para 90 dias. Assim, é possível mensurar e fazer um melhor acompanhamento, corrigindo também possíveis erros. Considere também neste processo, gestor, colaboradores, pares, fornecedores e clientes para definir como será a gestão destas metas. Uma meta influencia outras ações, comportamentos e contexto, desenvolver a visão sistêmica da sua influência torna o processo sustentável
3. Invista em treinamento e qualidade
Aos empresários que pensam que estão atrasados para o treinamento de sua equipe um conselho: “Sempre dá tempo! Surpreenda seus clientes, entenda suas necessidades, crie uma conexão emocional com eles. Faça com que seus clientes internos vistam a camisa da sua empresa e que eles superem as expectativas dos clientes externos. Não precisa investir muito, basta tentar prever os problemas e solucioná-los antes que aconteçam e, muito importante, é necessário ter sempre atitudes positivas”.
4. Cultura Forte
Uma organização, com missão definida, que cria processos condizentes com ela, ganha credibilidade com o seu time, pois terá mais do que um discurso, terá ações reais que provam o que fala e será respeitada não só pelos clientes internos, como também pelos clientes externos.