Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

As 7 fases do Planejamento

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Muitos empresários têm o costume de não levar o planejamento estratégico à sério e isso faz com que as empresas caminhem “à toque de caixa”, ou seja, resolvendo os problemas conforme eles aparecem. O empresário Glauco Diniz Duarte diz que só um planejamento bem estruturado nos permite alcançar os objetivos desejados, de maneira efetiva.

Mesmo fazendo parte do nosso dia-a-dia, poucas vezes paramos para pensar no que realmente significa a palavra planejamento. Creio que todos podem dar uma definição, mas poucas pessoas realmente compreendem a grandeza do significado inserido nessa palavra. Com o passar do tempo e a experiência adquirida, posso apontar duas boas definições para planejamento, que se complementam: pensar antes de agir e prever o futuro para concretizá-lo da maneira que desejamos.

Glauco explica que para uma empresa, é imprescindível ter uma linha de ação pré-definida, não deixando que os problemas surjam sempre na última hora. Pelo contrário: quando temos em mente aquilo que vamos fazer, os problemas de última hora tendem a ser mínimos. Você pode pensar: “As coisas não costumam sair exatamente como idealizamos e, por isso, sempre teremos imprevistos”. Isso é verdade, mas para quem planeja, existe a vantagem de se ter o famoso plano B, ou seja, uma saída previamente estabelecida.

Para realizar um planejamento com sucesso, Glauco diz que deve-se seguir os seguintes passos:

* Analisar a situação atual dos negócios para descobrir como está sua empresa, tanto internamente, como em relação ao mercado. Essa etapa é fundamental, já que é o alicerce do restante do planejamento;

* Determinar os objetivos e definir com clareza aquilo que pretendemos atingir. Quanto mais detalhadamente descrevermos nossos objetivos, mais fácil será alcançá-los;

* Identificar os públicos para sabermos com quem iremos lidar. Para aumentar sua produção, por exemplo, é preciso pensar nossa maneira de agir levando em conta todas as pessoas envolvidas nesse processo;

* Definir estratégias e pôr no papel como iremos de fato alcançar nossos objetivos. Após saber onde estamos, onde queremos chegar e com quem iremos lidar, é hora de traçar o caminho a ser seguido;

* Estabelecer recursos para sabermos o que temos à nossa disposição para a concretização de nosso projeto. Nesse ponto, é importante levantar dados sobre os recursos financeiros, materiais e, sobretudo, humanos;

* Implementar e operacionalizar as estratégias definidas anteriormente, ou seja, dar vida ao projeto. Com base nas informações levantadas nas outras fases, é chegada a hora de “colocar a mão na massa”;

* Controle e a avaliação é a fase em que levantamos todos os pontos positivos, os negativos e o quanto de nossos objetivos iniciais foram alcançados. Esse feedback vai servir como uma bússola, para nortear os próximos passos da empresa.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts