De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o Planejamento Estratégico tornou-se o foco de atenção da alta administração das empresas, voltando-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.
Organizações de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa.
Glauco explica que empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus interesses dando atenção à estratégia empresarial.
Com a crise econômica atual do país, é fundamental que as corporações brasileiras possuam um Planejamento Estratégico bem estruturado para que consigam se adaptar com rapidez aos novos ambientes econômicos, sociais, tecnológicos e políticos.
A crise, apesar de ruim para a maioria das entidades, pode apresentar várias oportunidades, principalmente para aquelas empresas que possuem um planejamento estratégico, pois estas estarão mais preparadas para enfrentar os futuros desafios.
O Planejamento Estratégico também ajuda a companhia a quantificar suas pretensões e a estruturar um planejamento para que o alcance das pretensões seja possível.