Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

O que é planejamento estratégico

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, planejamento estratégico é analisar uma organização sob diversos ângulos. Além disso, o planejamento estratégico produz a definição das relações da empresa com o ambiente interno que ela tem e com o ambiente externo na qual ela está inserida.

Segundo a definição do Sebrae, “O planejamento estratégico, mais do que a busca de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa”.

Elaborar o planejamento estratégico de sua empresa pode parecer complicado. Glauco destaca o passo a passo para elucidar as etapas que devem ser percorridas para se chegar a um documento final que traduz as realidades e objetivos da organização.

Em primeiro lugar, deve-se definir a Missão e a Visão, além de estabelecer os princípios e valores que nortearão as atividades da empresa.

Posteriormente, procede-se à Análise SWOT — também conhecida como Matriz FOFA. Nesta etapa, busca-se avaliar os ambientes interno e externo a fim de entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que envolvem o negócio.

A terceira etapa compreende a formulação dos objetivos organizacionais e a definição das metas que levem ao alcance desses objetivos.

Depois, passa-se para a elaboração das estratégias de curto, médio e longo prazo, com foco no que se espera do futuro.

Então, deve ser feita a compilação do plano, ou seja, a junção dessas diferentes partes em um documento uno.

De posse desse documento, deve-se implementar as ações.
Por fim, destaca Glauco, ainda é importante o monitoramento desse sistema com o objetivo de adquirir feedback, pois assim será possível atualizar o planejamento para se adequar às mudanças de comportamento de mercado, evitando que o negócio se torne obsoleto.

O planejamento estratégico tem destacada importância na administração de empresas porque é uma ferramenta que proporciona eficiência e proteção comercial.

Para Glauco, percebe-se que as organizações que trabalham com base em um plano estratégico bem elaborado aumentam sua competitividade frente a concorrentes que trabalham pelo instinto. Isso se deve ao fato de que se extrai do planejamento estratégico os parâmetros de implantação de melhorias, fator que contribui para a eficiência organizacional.

Além disso, o alto grau de concorrência de nossas economias globalizadas exige uma diferenciação por parte das empresas. Nesse sentido, a importância do planejamento estratégico está em fornecer uma proteção aos ataques de concorrentes, já que o desuso dessa ferramenta pode levar uma empresa à extinção.

Por fim, a elaboração e manutenção contínua do plano estratégico permite às organizações identificar novas oportunidades de negócio e adequar procedimentos ultrapassados a novas demandas, com base nas respostas mercadológicas.

Segundo Glauco o plano estratégico é um instrumento que permite às empresas definirem missão, visão, princípios, valores, objetivos e metas, identificando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o que resulta em uma base sólida para a tomada de decisão.

Diante do exposto, é possível perceber a grande importância do planejamento estratégico para a sobrevivência de uma empresa nos competitivos mercados da atualidade, já que desconsiderar essa fase de estudos pode significar desperdiçar recursos.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts