Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

3 Passos para elaborar um planejamento estratégico nas empresas

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possível.

Donos de pequenas empresas sempre trabalham com seu planejamento, porém algumas vezes, de maneira informal e consequentemente, na hora de tomar certas decisões, ficam sujeitos ao erro de não analisar bem as implicações que podem trazer no futuro da empresa.

Por isso um planejamento estratégico pode ser a chave de sucesso para uma empresa, destaca Glauco. Porque com ele é possível determinar onde se deve investir mais tempo, capital humano e dinheiro.
Elaborar um planejamento estratégico na prática é estabelecer ou listar uma série de providências que podem ser tomadas no caso em que ocorram situações inesperadas.

O planejamento existe em função das condições externas.
O segredo de alcançar bons resultados está em preparar a estrutura organizacional interna através de estratégias para os possíveis eventos externos, de modo que garantam o melhor desempenho possível.
Mas, como deve ser o planejamento estratégico nas empresas?

Glauco explica que a elaboração de um plano estratégico pode parecer um processo complicado, mas com um pouco de dedicação e organização é possível fazê-lo com facilidade e com eficiência.
Para começar a elaboração de um planejamento estratégico é importante a empresa responder as seguintes questões:
Quem somos?
Quais são nossas habilidades e diferenciais?
Quais são nossos maiores problemas e dificuldades?
Quais são os nossos recursos? Como estão sendo usados? Como podemos melhorá-los.
Quais serão as prioridades a serem resolvidas?
Respondendo aos questionamentos acima será possível criar um plano de ação adequado às necessidades da empresa e de acordo com os recursos disponíveis. Antes é preciso fazer a identificação de qual é o objetivo principal, quem serão as pessoas envolvidas neste processo, quando e como se chegará ao objetivo estipulado.

Veja abaixo 3 dicas de Glauco para elaborar um plano estratégico:

1 . Verifique como está sua empresa
Para ter um retrato exato de como está o seu negócio é preciso que seja feito um diagnóstico das análises interna e externa.
A análise externa visa identificar quais são as ameaças e oportunidades do negócio e como isso está refletindo internamente na empresa.
Um exemplo de ameaça, podemos citar concorrência e o quanto está ou poderá estar afetando o desempenho de sua empresa. Quanto a oportunidades, um exemplo, seria alcançar mercados em potenciais pouco ou mal explorados.
A análise interna é a avaliação de todos os recursos da empresa, por exemplo, recursos financeiros, humanos, tecnológicos materiais etc. Verificando se são suficientes e estão sendo bem empregados, com o intuito de descobrir os pontos fortes e pontos fracos existentes.
Para ter uma análise minuciosa o empresário pode optar em contratar um serviço de consultoria.

2 . Planejamento
Identificando o que é importante para empresa a próxima etapa é começar a formular o planejamento alinhado a visão, missão, valores e objetivos. Também é a hora de traçar metas e criar os planos de ação.
Isso define a direção da empresa em longo prazo e esclarece a missão (mercados, clientes, produtos, etc.) e visão (conceituação do que o futuro de sua organização deveria ou poderia ser).
A partir desta análise, é possível determinar as questões mais importantes a serem resolvidas e traçar metas que requerem a atenção integral e imediata de toda a equipe administrativa. O planejamento estratégico deve se feito com base nessas questões.

3 . Implementação, avaliação e controle
Elaborado o planejamento estratégico, a etapa seguinte é colocar em prática toda a estratégia para alcançar os objetivos traçados por meio do diagnostico das análises internas e externas.
Sempre controlando e avaliando o processo de desempenho no sentido de aperfeiçoá-lo (o planejamento estratégico não é algo deva ser estático) para garantir resultados eficientes.
O planejamento não é a solução de todos os problemas de uma empresa, mas ajuda a gestão administrativa a determinar onde se deseja chegar diminuindo bastante os tropeços presentes e muitas vezes inevitáveis na jornada empresarial.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts