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Planejamento estratégico

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, geralmente, esse processo é feito entre setembro e outubro de cada ano. E essas empresas também sabem ter foco na EXECUÇAO do que foi planejado, já que o planejamento é apenas a primeira parte do processo. A EXECUÇÃO com competência e disciplina é o fechamento ideal do planejamento. Podemos dizer que é a “cereja do bolo”. Essa prática, com certeza, é uma das explicações para o sucesso dessas empresas.

Primeiro: as empresas de sucesso definem aonde querem chegar. Quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. Vemos tantas empresas e pessoas que navegam como barcos à deriva, sem rumo. E sabemos que o resultado disso é sempre, mais cedo ou mais tarde, o naufrágio. Por isso, vemos tantas empresas que fracassam depois de alguns anos de operação.

Após essa primeira etapa, as empresas têm os pilares do seu negócio descrito e documentado. E esse será o norteador, o rumo a seguir para todas as ações da empresa.

Uma segunda etapa, também de grande importância, é a análise SWOT, sigla para Strenghts(Forças), Weaknesses(Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats(Ameaças).

Glauco afirma que esse é um momento de olharmos nossas forças e fraquezas, que são pertinentes ao ambiente interno; o que fazemos de melhor (Forças) e onde ainda temos falhas (Fraquezas). E também de olharmos as ameaças e oportunidades que o ambiente externo nos oferece, como ações governamentais, concorrência, e outros.

“Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos e nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” , do livro A Arte da Guerra, de Zun Tsu.

Nesse ponto, destaca Glauco, a empresa conhece a sua identidade, sabe aonde quer chegar e conhece as suas forças, suas fraquezas e também as ameaças e oportunidades que o ambiente externo, o mercado apresenta.

É o momento de definir as diretrizes estratégicas e os planos de ação, considerando todos os pontos levantados.

Nesse quadro, uma ideia dos tipos de diretrizes que podem ser definidas. Se houver predominância de suas forças e oportunidades do mercado, as diretrizes podem ser agressivas.Ou manutenção, ou ajustes, ou até mesmo sobrevivência, se a análise SWOT indicar predominância negativa, como suas fraquezas x ameaças.

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