Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Planejamento Estratégico: Visão, Missão

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o Planejamento Estratégico orientado para o mercado é um processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. Seu objetivo é dar forma aos negócios de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados.

O Planejamento Estratégico Corporativo e em nível da Divisão contempla a definição de missão, políticas, estratégias e metas, e incorpora as seguintes etapas:
• Definição da missão corporativa
• Estabelecimento de UENs (Unidades Estratégicas de Negócios)
• Alocação de recursos às UENs
• Planejamento de novos negócios e redução dos superados

VISÃO
Segundo Glauco, normalmente, quem constitui uma empresa tem um sonho, uma visão. Oferecer produtos ou serviços que possam melhorar a qualidade de vida da população. Produtos que tragam conforto ou praticidade aos consumidores ou que fazem bem para estes.

Este sonho que motiva os empreendedores a montar uma empresa é chamado de Visão. É ela que norteia não apenas a constituição da empresa, mas também a Missão Corporativa.
Cuidado! Este sonho tem que ser algo possível e provável de acontecer. Se for um sonho impossível, ele vira devaneio.

MISSÃO CORPORATIVA
Glauco explica que a missão corporativa, muito mais que um simples quadro que fica pendurado nas recepções das grandes empresas, tem por objetivo primordial definir qual o principal rumo da empresa, isto é, o motivo de sua existência.

Além de ser motivadora e constante no longo prazo, a missão busca apresentar, de forma resumida, os principais valores que a empresa irá honrar na condução de seus negócios.

Uma missão bem redigida deve, por concepção, responder às seguintes perguntas:
– Qual é o nosso negócio?
– Quem é o nosso cliente?
– O que tem valor para nosso cliente?
– Qual será nosso negócio no futuro?
– Como deveria ser nosso negócio hoje?

Atentem para o seguinte fato:
Uma missão não deve ser escrita com base nessas perguntas. Elas servem para, DEPOIS DE REDIGIDA a missão, verificar sua consistência e aderência. Portanto, sempre que aplicarem estas perguntas, apliquem-nas numa missão já escrita.

As perguntas também servem para verificar a consistência e aderência das missões de empresas que já estão operando, mas que precisam reescrever sua missão, sem alterar o rumo estratégico da corporação (promover ajustes apenas).

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts