De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o planejamento estratégico poderia ser definido como um processo de gestão que apresenta, de maneira integrada, o aspecto futuro das decisões institucionais, a partir da formulação da filosofia da instituição, sua missão, sua orientação, seus objetivos, suas metas, seus programas e as estratégias a serem utilizadas para assegurar sua implementação.
Para sua efetividade, destaca Glauco, o planejamento estratégico deve ser concebido da forma adequada, ouvindo-se os prováveis atores envolvidos no processo de execução e sintonizando-se com os objetivos da empresa, de maneira que sejam exploradas as “condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos” e aplicados “os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos” Uma vez que a sorte esteja lançada, será necessário acompanhar e, principalmente, ter indicadores de que as coisas estão fluindo segundo o que foi planejado, de acordo com as aspirações da empresa.
Neste sentido, uma estratégia é um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar as competências essenciais e obter vantagem competitiva ao implementar planos que os concorrentes não conseguem copiar ou acham custosos demais para imitar.
Para Glauco, o planejamento estratégico não deve, entretanto, ser considerado somente como uma afirmação das aspirações de uma empresa, pois inclui também o que deve ser feito para transformar tais aspirações em realidade. Esse sentido ampliado engloba tanto a identificação de fatores competitivos de mercado e potencial interno para atingir metas, como o acompanhamento sistemático de suas ações. É sobre a importância da elaboração e implantação do planejamento estratégico que vamos tratar.