Você já ouviu falar sobre gestão empresarial baseada na avaliação de indicadores de desempenho ou de performance? A principal crítica que especialistas fazem sobre esse tema é que muitas vezes as empresas avaliam apenas aspectos financeiros.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, para abranger todas as áreas da empresa e outros indicadores, além de aliar os critérios de análise ao planejamento estratégico, é que surgiu o Balanced Scorecard ou BSC, que traduzindo significa Indicadores Balanceados de Desempenho.
Antes utilizado apenas por grandes empresas no momento em que elas estavam revisando sua estratégia empresarial e definindo novos planos, agora o BSC se tornou fundamental para qualquer tipo e porte de empresa que deseja gerir e alcançar as metas definidas em seus planejamentos.
O que é Balanced Scorecard?
Glauco explica que o BSC é um método que consiste na tradução dos objetivos estratégicos da empresa em indicadores financeiros ou não financeiros, que devem ser acompanhados para validar se o que foi planejado será atingido nos prazos estabelecidos pelos responsáveis e apoiar a tomada de decisão para novos planos da empresa ou para a correção da execução do planejamento atual.
Para Glauco a grande vantagem de se aplicar essa metodologia é poder interligar em uma relação de causa e efeito as atividades do nível operacional com o planejamento estratégico da empresa. Ou seja, ele possibilita que o empresário determine quais atividades são prioritárias, quais operações precisam ser revistas e quais processos devem ser otimizados, caso ele queira avançar nas áreas definidas como estratégicas para ele. Isso evita o desperdício de tempo e investimentos em tarefas que não colaboram para o resultado esperado pela empresa.