Não se faz necessário destacar que o atual cenário no qual as empresas estão inseridas é descrito pela grande competição, pela busca constante por menores custos, além de melhorias de produtividade.
Isso tem levado as organizações a se reestruturarem para sobreviver no mercado, satisfazendo as necessidades dos clientes que estão cada vez mais exigentes e muitas vezes escassos.
Como definir as ações necessárias para a sobrevivência e para o crescimento empresarial?
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, buscando tornar as suas organizações competitivas e duradouras, os gestores investem em estudos, análises de mercado, práticas de benchmarking e acabam fazendo com que suas organizações sucumbam a um mesmo modelo de negócio. Consequentemente, essas práticas levam as empresas a uma competição baseada em preços, porém este modelo de competição é completamente esgotável. Para continuarem crescendo de forma sustentável e estruturada, as organizações devem ter como desafio a diferenciação e a inovação, práticas que podem ser implantadas através de um planejamento estratégico.
Segundo Glauco, o planejamento estratégico é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas nos últimos anos. Seu destaque não se dá somente pelo uso, mas também pelo fato de ser uma das ferramentas que mais gera satisfação às organizações. O planejamento estratégico deve atentar para o que a empresa faz no momento, para como está o ambiente e para o que a empresa deveria estar fazendo. Desta maneira, o processo de gestão estratégica, tem a função de predizer e criar o futuro da organização ou até mesmo de um mercado.
Glauco afirma que um bom planejamento estratégico obrigatoriamente deve passar pelo alinhamento dos sonhos, propósitos e objetivos dos sócios, por uma análise criteriosa de seus recursos e capacidades (liderança, estratégias e planos, clientes, processos, pessoas, informações e conhecimento, relacionamento com os stakeholders e resultados) e por uma análise inteligente do ambiente externo (ambiente econômico, ambiente político legal, ambiente natural, ambiente tecnológico, ambiente demográfico e ambiente sócio cultural). Além disso, faz-se necessário reavaliar o atual modelo de negócios, definindo uma proposição de valor única para os seus segmentos de cliente chave, o que irá direcionar toda a estratégia.
Um bom planejamento também exige que os grandes objetivos definidos, sejam mensurados através de indicadores, definindo as respectivas metas e, além do mais, estes objetivos devem ser desdobrados em iniciativas e tarefas que serão distribuídos por toda a organização. Esta prática faz com que haja clareza organizacional, transformando a estratégia em tarefa de todos, além de oferecer um termômetro para o atingimento do sonho dos sócios.
Vale ressaltar que não existe uma receita pronta, cada estratégia tem características únicas que devem ser continuamente aprimoradas. O segredo para o sucesso é travar um debate contínuo entre os sonhos acordados, os resultados atingidos, o plano realizado e o comportamento do mercado.