Considerando as grandes mudanças tecnológicas, sociais, culturais, demográficas ou legais que ocorrem no mundo, levam as pequenas empresas prestadoras de serviços a buscarem novas possibilidades de crescimento, desenvolvimento ou manutenção de sua posição no mercado.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, as pequenas empresas prestadoras de serviço precisam conhecer profundamente o que existe ou o que não existe dentro de suas empresas, qual a sua real situação perante um mercado competitivo e clientes cada vez mais exigentes, com qualidade na sua demanda e conhecedores dos serviços que buscam e que pretendem adquirir; sendo este um resultado do chamado mundo globalizado.
O mercado no qual estas empresas estão inseridas mostra dia a dia as suas cartas, positivas ou negativas, influenciando diretamente na tomada de decisão do administrador.
O planejamento estratégico vem de encontro a esta necessidade visando através do diagnóstico do ambiente interno e externo destas empresas, demonstrar o que está acontecendo e o que poderá ocorrer projetando situações futuras que auxiliará as empresas na definição de seus objetivos estratégicos, no levantamento de alternativas condizentes e na decisão estratégica final.
Importância do planejamento estratégico nas pequenas empresas prestadoras de serviços
Segundo Glauco, a parte efetivamente importante do planejamento estratégico consiste em dedicar tempo para analisar quatro fatores: ameaças, oportunidades, pontos fracos e pontos fortes. O grande mérito da analise de ameaças, oportunidades, pontos fracos e pontos fortes é levar o analista da empresa a abrir o pensamento, considerando todos os aspectos globais internos e externos da empresa, quais são os grandes problemas da empresa, dentro de sua capacidade máxima de percepção.
As pequenas empresas prestadoras de serviços precisam conhecer as suas ações estratégias e torná-las competitivas, para então compreender a importância da realização do planejamento estratégico.