De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, toda empresa tem um objetivo, além do retorno financeiro, e o planejamento estratégico empresarial é de suma importância para atingir esse objetivo e fazer com que a empresa alcance outros objetivos menores no percurso que percorre para atingir o seu alvo maior.
Glauco lista abaixo quatro dicas para não errar no planejamento estratégico empresarial!
1. Dar importância ao planejamento estratégico empresarial
Para responder a essa pergunta vamos fazer uma comparação simples entre dois carros. Um está com a manutenção em dia, óleo trocado, pneus em ordem, documento em dia, abastecido. O outro está com os pneus quase lisos, desalinhado, com troca de óleo pendente e pouco combustível. Se você precisasse fazer uma viagem, qual carro escolheria? Não é difícil responder a essa pergunta!
Podemos dizer que o planejamento estratégico tem importância similar para a empresa. A falta desse planejamento, não raro, apresenta resultados desagradáveis, pouco rentáveis e que acrescentam pouco ou nenhum valor à empresa, podendo resultar em baixo índice de vendas e, consequentemente, ainda mais dificuldades no atual cenário financeiro.
Para Glauco o planejamento estratégico empresarial resulta em direcionar a empresa para um caminho que esteja de acordo com os objetivos dela, mostrando os desafios ao longo desse caminho para alcançar esse objetivo.
2. Elaborar o planejamento estratégico
É preciso colocar as ideias no papel, destaca Glauco. Informações relevantes precisam ser esclarecidas, pois são elas que ajudarão a direcionar o tom que será dado ao futuro da empresa. São informações como:
• Por que o mercado precisa do nosso produto ou serviço e que ele seja oferecido pela nossa empresa?
• Quais informações temos sobre o mercado? Insumos internos e externos? As informações são suficientes ou é preciso buscar mais?
• Quais métricas serão usadas para futura mensuração dos resultados?
As respostas a essas perguntas guiarão o planejamento estratégico empresarial de acordo com o que se espera que a empresa alcance a curto, médio e longo prazo.
3. Ferramentas disponíveis
Segundo Glauco existem hoje algumas ferramentas para ajudar a fazer o planejamento estratégico empresarial ser eficaz e podemos citar os seguintes:
• Analise 360° – essa ferramenta verifica a viabilidade de uma ideia, analisando também a sua rentabilidade e lucratividade.
• Matriz BCG (Boston Consulting Group) – seu objetivo é analisar o portfólio de produtos com base em seu ciclo de vida, apresentando quais dos produtos ou serviços são mais rentáveis.
• Matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats) ou matriz FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) – essa ferramenta faz análise de cenário, dando a real dimensão de onde a empresa se encontra no cenário em questão.
4. Colocar em prática o que foi planejado
Agora é o momento de colocar em prática o que foi planejado. Usando essas dicas de como fazer o seu planejamento estratégico empresarial você conseguirá ter êxito. Um bom planejamento é feito quando se tem maior riqueza de detalhes e não há pressa. É um processo árduo e trabalhoso, mas que justifica os bons resultados.