De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, em 1990, Robert Kaplan e David Norton criaram uma técnica de planejamento bastante simples e eficiente, que já conquistou muitas das maiores empresas do mundo e vem conquistando as pequenas também.
Estamos falando do BSC, ou Balanced Scorecard, destaca Glauco, que poderíamos traduzir como “painel de balanceamento de desempenho”.
Basicamente, a técnica consiste em dividir a empresa em 4 perspectivas:
1ª – Financeira (nas empresas sem fins lucrativos, esta é a 2ª perspectiva)
2ª – Dos clientes (que chamamos também de Perspectiva de Marketing)
3ª – Dos Processos Internos
4ª – Do Aprendizado & Crescimento (ou Recursos Humanos)
Segundo Glauco, a simplicidade – ou obviedade – da técnica está em definir objetivos da primeira para a quarta perspectiva, em “Mapas Estratégicos”. Afinal, se a empresa tem fins lucrativos, os primeiros objetivos a se definir serão Financeiros. Para alcançá-los, porém, a empresa deverá rever seus objetivos de Marketing que, por conseguinte, exigirão o mesmo de Processos Internos e Recursos Humanos.
Para usar o BSC faça o seguinte:
a) Crie um “Mapa Estratégico” para sua empresa;
b) Defina as metas necessárias para se alcançar os objetivos de cada perspectiva (por exemplo, aumentar o faturamento em 14% até dezembro – Perspectiva de Finanças);
c) Defina um plano de ação para cada perspectiva, com as iniciativas (e seus respectivos responsáveis e prazos de execução) necessárias para se alcançar as metas;
d) A partir daí, basta acompanhar os resultados e ajustar seus planos de ação permanentemente.
Pronto! Você estará usando “Planejamento Estratégico com BSC”.
É bom ressaltar que apesar de definirmos objetivos da primeira para a quarta perspectiva, o fluxo segue no sentido inverso. Portanto, dê especial atenção aos seus recursos humanos. Só as equipes devidamente capacitadas e motivadas conseguirão ajudar as empresas a alcançar seus objetivos!