Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Missão, visão e valores – definindo sua empresa

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a definição de Missão, Visão e Valores é essencial para uma empresa.

Essa definição faz parte do planejamento estratégico e é a etapa inicial de qualquer negócio. Muitas empresas acabam fechando as portas com pouco tempo de vida, acredito eu, por não dar a devida importância para esse tripé.

Você já se perguntou qual o propósito da sua empresa? Onde você quer que sua empresa chegue? Para quem serve o seu produto ou o seu serviço?

Muitos pensam um pouco nessas perguntas, acham que já possuem um modelo de negócio e pronto partem pro mercado e querem ganhar dinheiro.

Segundo Glauco, independente de qual for o tipo de negócio, o planejamento estratégico é algo fundamental que exige um tempo para se pensar.

Junte seus sócios, pessoas que estiverem envolvidas no seu projeto, converse com pessoas mais experientes, pense no porquê está abrindo ou abriu sua empresa, pense onde quer que ela chegue e ache o valor que vai agregar para a sociedade, reflita sobre o porquê da empresa.

Uma empresa não pode ser aberta esperando apenas o retorno financeiro do mercado, é preciso dar algo de valor para o mercado para ter a recompensa, para ter o retorno desejado.

Por isso a importância da Missão, Visão e Valores.

Glauco afirma que este conjunto precisa estar implantado na alma da empresa, será o DNA da empresa, será o que os colaboradores vão acreditar e o motivo para se dedicarem.

É a inspiração que todos envolvidos no projeto irão sentir e que o próprio empresário vai precisar quando bater aquele desânimo causado pelas dificuldades que encontrar pelo caminho.

A Missão, Visão e Valores não podem ser apenas palavras bonitas pensadas para colocar no site para impactar concorrentes e clientes. É preciso sentir e viver a Missão, focar na sua visão e não ultrapassar os limites impostos pelos valores.

Este conjunto que parece simples vai dar clareza para atingir os objetivos, sabemos que nada é como planejado, o caminho para atingir nossos objetivos não será uma linha reta, mas essas definições ajudarão para que as metas não sejam perdidas de vista.

Este tripé ajudará sempre em cada decisão que o empreendedor precisar tomar… em cada dúvida a Missão, a Visão e os Valores te darão a resposta, pode ter certeza disto.
Para ajudar, Glauco fez um roteiro para que você consiga definir a Missão, Visão e Valores da sua empresa.

Missão:
É a razão da empresa existir. A missão deve falar sobre a razão da empresa existir… deve falar sobre o propósito do seu negócio.
Então faça as perguntas:
– Por que a empresa existe? Qual o seu propósito?
– O que a empresa faz?
– Para quem faz?

Um exemplo pode ser:
Atender com excelência às demandas dos clientes, pelo desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.

Visão:
É o sonho grande da organização. A visão é o que a empresa deseja se tornar e deve servir de inspiração e dar forças para que esse objetivo seja atingido. Aqui é necessário definir algo mensurável. A visão da sua empresa precisa ser realista para ser atingível.

Algumas perguntas que podem te ajudar nessa definição são:
– No que a empresa quer se tornar?
– Onde a empresa estará daqui a algum tempo?
– O que a empresa será daqui a algum tempo?
– Em que direção é necessário apontar os esforços?

Um exemplo de Visão que demonstra bem o que se deve definir é:
Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

Valores:
São princípios éticos que norteiam o dia a dia da empresa.
São os princípios e as crenças, que vão guiar os colaboradores e fazer com a missão e a visão sejam atingidas. Os valores são comportamentos e atitudes ligados ao bem e devem ser inegociáveis!!!

As perguntas que te ajudarão a definir os valores da sua empresa são:
– Como os empregados devem se portar, individualmente?
– Como os empregados se relacionam entre si?
– Como os empregados se relacionam com os clientes?
– Como a empresa trata seus clientes?
– Como a empresa faz negócios?
– Como a empresa se relaciona com a comunidade?
– Qual a responsabilidade da empresa frente à sociedade?
– Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar?

Exemplos:
– Integridade
– Comprometimento
– Valorização humana
– Superação dos resultados
– Melhoria contínua
– Inovação
– Sustentabilidade

Esses são só exemplos didáticos.. Pesquise mais exemplos antes de fazer as definições da sua empresa.
Perceba que as três definições estão atreladas.

Glauco diz que, quando estiver pensando em defini-los pode até parecer que a Visão e a Missão são a mesma coisa, mas não são. Existem empresas com a mesma Missão, mas com Visão diferentes e vice-versa.

A Missão deve servir de inspiração e gerar orgulho em todos os envolvidos, sejam sócios, colaboradores, fornecedores, etc.

É claro que com o passar do tempo, pode existir a necessidade de ajustar algo nas definições, e isto pode ser feito sem problema nenhum, desde que sejam ajustes e que a missão não seja totalmente desvirtuada.

Uma empresa precisa ser admirada não só pelo serviço ou pelo produto que tem, mas também pela Missão e o que ela faz, precisa ser admirada não só por ter Valores definidos, mas por realizar ações que justifiquem cada palavra escolhida.

Apenas escrever a Missão, Visão e Valores é fácil, qualquer um faz. É simples colocar falas bonitas em sites e materiais de publicidade, mas implantar definitivamente, fazer que seja cultura da empresa e seguir o que foi definido, fazendo melhor que os concorrentes e gerando valor para colaboradores e clientes só os melhores empreendedores conseguem. É um trabalho diário.

Na hora de contratar e montar um time, é preciso deixar claro esses três pilares para os candidatos, deve-se fazer perguntas para sentir se o candidato irá se enquadrar na Visão e Valores.

Outra dica é realizar pesquisas internas e externas para saber como a empresa está se saindo em direção ao caminho que definiu. Para descobrir como a empresa e seus colaboradores estão sendo vistos e se estão seguindo os valores da empresa. Desde do porteiro ao presidente, todos precisam respeitar os valores da empresa e imprimir os princípios no seu dia a dia, caso contrário é a reputação da empresa que será jogada no lixo.

Não precisamos ir muito longe para ver que muitas e grandes empresas colocam palavras de efeitos neste três pilares, mas não o seguem.

Muitas falam em integridade, responsabilidade social e ambiental, em sustentabilidade, em oferecer serviços de qualidade, mas no fundo são apenas palavras soltas, sem qualquer propósito.

Enquanto isso, vemos desastres ambientais, falta de compromisso com colaboradores, serviços de baixa qualidade oferecidos para o mercado, funcionários que tendem a receber propinas…
Tudo isso porque os três pilares foram esquecidos ou nunca foram levados a sério e o lucro foi o único e o mais importante dos fatores da empresa.

Acho até que toda organização tinha que ter quadros com a sua Missão, Visão e Valores, para que nunca se perca de vista a alma da empresa, para que nunca se perca a consciência da importância do trabalho de cada um para a empresa e da empresa perante a sociedade.

A cultura da empresa tem que ser vivenciada no dia a dia, só assim o sonho de todo empreendedor, que é fazer a empresa se perpetuar, será atingido.

Então, siga seu sonho, ache seu propósito, tenha atitude pra fazer acontecer.

Eu costumo falar que pra ser empresário basta ter empresa, para ser empreendedor tem que ter atitude.

O que falei aqui sobre Missão Visão e Valores de uma empresa tem tudo a ver com atitude, desde a definição até a incorporação disso na cultura da empresa.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts