Início de um novo ano! 2017! Um bom ano pra mim, um bom ano pra nós. De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, nessa troca de ciclo, uma das necessidades de uma empresa é rever, ou criar, um Planejamento Estratégico. Grandes empresas abrangem planejamentos com anos á frente do presente, mas, a maioria, pela praticidade, trabalha com um planejamento anual. E há aquelas que preferem a agilidade do planejamento trimestral. Não há certo ou errado, desde que o planejamento seja bem montado.
Segundo Glauco uma estratégia de negócios começa com o estabelecimento de um objetivo. A partir dele são criados planos de ações para que o objetivo seja alcançado. Com o plano de ação, consegue-se verificar quais recursos serão necessários e as pessoas que serão envolvidas nas operações.
Do plano á execução.
Criado-se um plano, onde foi pensado em todas as variáveis, que seja uma realidade dentro da capacidade da empresa, ela fica preparada para atingir seu objetivo. Porém, tão importante quanto o planejamento é a execução.
Ora, de nada adianta ter um excelente plano, se não for executado! Parece óbvio, mas é muito comum que as diretorias prepararem um plano, mas, ao exemplo de um planejamento anual, ao chegar no oitavo mês, perceberem que estão distantes de alcançar o objetivo. E é muito comum descobrir que a causa foi que não respeitarem o plano que criaram.
Como evitar isso? Conhecimento e acompanhamento!
Glauco diz que as pessoas que estão envolvidas no planejamento, devem, obrigatoriamente entender bem o plano. Não só conhecer, mas entender. Quando entendemos um plano, sabemos da importância de cada parte do plano e sabemos o que fazer em qualquer situação.
E onde entra a importância dos KPI’s?
Tem-se um excelente plano de ações. Recursos suficientes. Pessoas capazes de executar. O que falta?
Acompanhar! Acompanhar! E…? Corrigir desvios o mais cedo possível!
Para acompanhar a execução de um plano e saber se iremos atingir um objetivo temos que criar indicadores para o plano. Esses indicadores são chamados de KPI’s, abreviação de Key Performance Indicator, ou, Indicador Chave de Desempenho ou Métrica Chave de Desempenho.
Seu nome já diz: Métrica Chave. Um bom KPI indica se sua empresa está perto ou longe do objetivo traçado. Ele é capaz de indicar se a empresa está dentro do plano de ação ou fora. Eles devem existir desde o início, e se alinhado com a Gestão à Vista, sua empresa será capaz de tomar providências imediatas quando ocorrer desvios que podem prejudicar a execução do plano estratégico. Sem dúvida, é uma ferramenta poderosa na operação da empresa.