O empresário Glauco Diniz Duarte diz que o período de definição e implantação de estratégias empresariais costuma ser de grandes desafios para a maioria das empresas. Muitas empresas chamam este período de Planejamento Estratégico.
Ao invés de tratar o Planejamento Estratégico como um evento anual burocrático e pouco efetivo, costumamos tornar o processo de criação da estratégia uma rotina integrada ao cotidiano de todas as pessoas da empresa, promovendo o pensamento estratégico e diálogo estratégico.
Glauco destaca que para criar uma nova filosofia nas rotinas de planejamento estratégico, utiliza-se dois conceitos importantes: OKR e Gamification.
O QUE É OKR?
Glauco explica que o OKR é um acrônimo de Objectives and Key Results. Trata-se de um framework para definição de objetivos e metas criado na Intel por volta de 1970 e popularizado pelo Google após sua adoção em 1999. Por meio do OKR é possível definir e compartilhar objetivos estratégicos, departamentos, time e indivíduo para toda a empresa..
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COM OKR
(..ou melhor, pensamento e diálogo estratégico com OKR)
Abaixo Glauco lista um passo-a-passo utilizando a metodologia OKR para ajudar sua empresa na criação de estratégias empresariais .
Passo 1 – Entenda o seu cenário (com muito detalhe)
Antes de definir qualquer objetivo ou pensar em metas estratégicas para sua organização, é de extrema importância entender o cenário que sua empresa está inserida. Como forma de facilitar a análise, costumamos criar dois cenários empresariais: interno e externo (referência: SWOT).
O cenário interno é representado por fatores de controle de sua organização, fatos e características de domínio do seu negócio, que podem ser eliminados ou criados. Já o cenário externo são os pontos que estão fora do raio de ação da empresa, que devem de alguma forma ter seu impacto minimizado. Para cada cenário, levante pontos positivos e negativos sob o ponto de vista do seu negócio.
Passo 2 – Comece com um propósito (já conhece o PTM?)
“Onde a sua empresa estará em 10 anos?” – É inacreditável como a maioria dos gestores simplesmente não conseguem responder a essa pergunta. Isso faz com que a maioria dos objetivos e metas empresariais sejam aleatórias e desconectadas do “Sonho Grande” do negócio.
Para responder estas perguntas, as empresas que mais crescem no planeta (incluindo Google, TED e Singularity) utilizam um conceito chamado de Propósito Transformador Massivo (PTM).
Passo 3 – Defina e priorize intenções estratégicas
Não comece definindo objetivos e metas estratégicas diretamente com base na análise de cenário. A melhor forma de desdobrar sua análise de cenário é criando ações ou planos para corrigir ou potencializar os pontos levantados.
Por exemplo, suponha que tenha levantado no cenário interno um ponto negativo como “baixa conversão de propostas comerciais em vendas”. A partir deste ponto, levante ações, tarefas ou planos para amenizar ou eliminar este ponto, tais como: “treinar equipe comercial” e “definir processo de follow-up para propostas abertas”.
Depois de detalhar todos os planos para eliminar os pontos negativos e potencializar os positivos levantados no Passo 1, precisamos priorizar cada uma destas ações para criar objetivos estratégicos com base no que realmente importa para o momento da empresa. Em nossos projetos, utilizamos uma matriz de priorização que leva em conta o RESULTADO e PRIORIDADE de cada intenção estratégica. Caso queira entender mais sobre a priorização entre em contato conosco aqui.
Passo 4 – Crie objetivos estratégicos e atribua resultados-chave
Agora sim! Já sabemos exatamente o que precisamos priorizar em nosso ciclo estratégico. O próximo passo é definir os objetivos e resultados-chave para a cadência que definimos (trimestral ou semestral, por exemplo.
Passo 5 – Engaje as pessoas com ações
Pronto! Objetivos e resultados-chave já criados. Agora é hora de compartilhar tudo e colocar mãos à obra. O objetivo desta etapa é desdobrar a estratégia da empresa em ações claras para todas as pessoas da empresa. Um grande aliado nesta etapa é usar os conceitos de gamificação.
O grande desafio das empresas é desdobrar a estratégia em termos práticos. Por isso, cada vez mais os conceitos de gamificação se tornam rotina de grandes empresas no mundo (incluindo Ebay, Cisco e Canon).