De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, antes de começar a organizar uma empresa, devem ser elaborados planos que estabeleçam propósitos e direções para atividades, como liderá-la e controlá-la e é através do planejamento estratégico que se consegue esse controle em busca de uma administração eficiente.
O planejamento estratégico, destaca Glauco, mais do que a busca de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa.
É uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.
Segundo Glauco as empresas devem adotar o planejamento estratégico para implantar: organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.
Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.
Resumidamente, pode-se dizer que o planejamento enseja responder a três questões principais:
1) Onde estamos?
2) Para onde queremos ir?
3) Como chegar lá?
Para tanto, faz-se necessário seguir uma linha de orientação do trabalho:
1) Análise do cenário;
2) Definição de objetivos;
3) Definição de estratégias;
4) Elaboração de um programa de ações.
O planejamento não elimina o risco, evidentemente, mas ajuda os gerentes a identificarem e a lidar com problemas organizacionais que possam surpreender futuramente, assim como identificar as ameaças e oportunidades no ambiente externo.
Com essas informações, a empresa poderá determinar as estratégias para que possam aproveitar melhor seus recursos e competências.