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Cinco questões que você precisa responder antes de expandir seu negócio

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, quando uma empresa está indo bem é comum o empreendedor pensar em alternativas para escalar a sua ideia. As vantagens são evidentes, como a aumento da lucratividade e da notoriedade no mercado. Mas, para ter sucesso, é preciso estar atento a alguns fatores que devem estar alinhados a essa estratégia.

Caso você se encontre nesse momento, Glauco lista a seguir quais questões você deve responder para expandir o seu negócio com qualidade e sustentabilidade.

Atualmente, estou operando com 100% da minha capacidade? – Ter sucesso na empresa é o primeiro passo para a expansão. Por isso, antes de abrir uma nova unidade, você deve verificar o quanto sua operação é rentável, testada e adaptada ao sucesso de longo prazo. É essencial ter clareza quanto às dificuldades, formas de gestão e sazonalidade do negócio. Se depois dessa análise você perceber que a tríade conhecimento, tempo de mercado e lucratividade está equilibrada, você está no momento ideal para crescer.

Qual modelo de expansão é mais adequado ao meu negócio? – Depois de validar o momento de expandir sua empresa, você precisa descobrir qual formato irá te atender melhor. Provavelmente, por estar em alta no mercado, o modelo de franquia será sua primeira opção. Mas, vale lembrar que você também pode crescer por meio de licenciamento, canais multimarcas, capital próprio ou, até mesmo, através de investidores estratégicos. Todos têm seus prós e contras e você deve balanceá-los de acordo com suas expectativas. Para que você tenha mais precisão nessa escolha, talvez seja interessante buscar a assessoria de uma consultoria.

Para não ter dúvidas, o recomendado é investir em um estudo de franqueabilidade. Assim, você poderá atestar se a expansão pelo franchising é a sua melhor opção. Através da análise do seu planejamento estratégico, financeiro e operacional, esse estudo irá diagnosticar qual o potencial de expansão, replicação e lucratividade do seu negócio. Dessa forma, você poderá vislumbrar toda a estrutura que será necessária para ter sucesso nessa nova empreitada.

O quão seguro(a) estou dessa decisão? – Independe de qual estratégia de crescimento você adotar, para concretizá-la será preciso investir tempo e dinheiro. Por isso, é essencial que você esteja completamente seguro(a) dessa decisão. Faça um bom planejamento, entenda os obstáculos e benefícios e, só depois te ter um plano de negócio bem formatado, tome a sua decisão. Caso você esteja inclinado em franquear sua empresa, essa segurança é ainda mais importante. Lembre-se que você estará lidando com pessoas que, muitas vezes, investirão o dinheiro de toda uma vida no nesse sonho.

Qual papel irei assumir durante esse processo? – É normal o empreendedor fazer sua expansão em paralelo com o operacional da sua empresa, mas essa não é a atitude mais recomendada. Por isso, analise qual papel pretende assumir nesse processo. Se escolher estar à frente da franqueadora, por exemplo, será responsável pelo crescimento e suporte da rede. Por isso, mesmo estando no início da expansão, será difícil você garantir a qualidade da gestão na sua unidade enquanto precisa cuidar do investimento em marketing, entrevistas com franqueados, implantação de unidades e retirada de dúvidas.

Como poderei validar a expansão? – Uma boa forma de fazer isso é estruturando uma operação modelo, pois assim você poderá dar mais segurança ao seu investidor. Ao optar pelo modelo de franquia, o ideal é você montar uma unidade com todo o layout padrão, funcionando como franquia e servindo como treinamento. Você pode estruturar esse modelo como uma unidade própria ou em parceria com algum conhecido ou franqueado, que tenha o perfil ideal para operar a franquia. Nesse caso, é recomendado você contribuir com parte do investimento inicial ou diminuir os custos para o franqueado por meio da taxa de franquia ou royalties.

Tendo em mente todas as questões abordadas, destaca Glauco, sem dúvida, você estará muito mais preparado(a) para iniciar a expansão da sua marca. Além de pensar em fatores financeiros, se dedique muito aos operacionais. Inove, busque novas formas de gestão, realize treinamentos. Enfim, invista sempre no que for melhor para o seu negócio.

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