GLAUCO DINIZ DUARTE – Agora liberado, navegador orienta motoristas
Agora liberado, navegador orienta motoristas. Quando vários modelos de navegadores com GPS chegaram ao mercado brasileiro, no ano passado, havia um problema: os usuários dos equipamentos que exibiam mapas enquanto o veículo estivesse em movimento corriam o risco de serem multados, além de levarem pontos na carteira de habilitação.
Mas agora estão todos dentro da lei. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no mês passado uma resolução que regulariza os aparelhos condutores de trajetos, que podem orientar o motorista por mapas, imagens e símbolos. As indicações também podem ser feitas por meio de sons e setas, já permitidos na norma anterior.
A resolução determina que o acessório seja instalado no pára-brisa ou no painel do carro. No kit dos navegadores vem um suporte com uma ventosa. Os aparelhos são portáteis e podem ser carregados para evitar o roubo. Mas será que estes produtos realmente ajudam a não se perder no trânsito? Para tirar a dúvida, o G1 testou, nas ruas de São Paulo, seis modelos disponíveis no Brasil: o Nokia 6110 Navigator (que também funciona como celular), o Airis T920, o Delphi NAV 200, o Elgin T-Levo, o Multilaser GPS Explorer e o Navegador Guia Quatro Rodas.
Todos os aparelhos testados pelo G1 são capazes de informar a localização e indicar um trajeto utilizando a tecnologia GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global), que obtém a informação das coordenadas com auxílio de satélites. Os navegadores exibem um mapa na tela, apontando onde o automóvel está naquele momento. O mapa pode ser configurado para exibição em 2D ou 3D, em modo noturno ou diurno. No teste do G1, a visibilidade dos mapas de todos os modelos foi satisfatória.
Para traçar uma rota, basta digitar um endereço e escolher entre o caminho mais curto ou por vias expressas. Os comandos são dados pelo aparelho na tela LCD colorida de 3,5 polegadas, que é sensível ao toque. Todos os modelos testados apresentam entrada para cartão de memória tipo SD, mas nem sempre o acessório acompanha o produto. Alguns navegadores têm recursos adicionais como tocador de MP3, exibição de fotos e vídeos. Os arquivos de multimídia são armazenados na memória interna ou no cartão. Por isso, é bom ter espaço de sobra.
Também é possível escolher um ponto de interesse (restaurantes, postos de gasolina e hospitais, por exemplo) da lista oferecida pelo aparelho e pedir para navegar até lá. É possível configurar o aparelho para mostrar os pontos de interesse no mapa, durante a navegação.