GLAUCO DINIZ DUARTE Honda faz parceria tecnológica para acelerar novo motor
A Honda, que no ano que vem fornecerá motores à Red Bull e à Toro Rosso, anunciou que fechou uma parceria tecnológica com a empresa japonesa IHI, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de seu turbo para 2019. O acordo terá a duração de dois anos e os primeiros componentes da nova parceria chegarão à fábrica no início da próxima temporada.
Katsuhide Moriyama, diretor de Operações de Marca e Comunicação da Honda, se disse encantado com o anúncio.
“Esperamos que essa parceria produza um incremento notável no desempenho. Juntos, continuaremos nos esforçando para lutar por vitórias. A IHI está bem estabelecida no campo da tecnologia de maquinário rotativo, que desenvolveu através de seu negócio de construção naval e turbinas a vapor, fundado no século XIX. Esperamos que esta parceria produza um notável aumento no desempenho. Juntos, continuaremos nos esforçando para lutar por vitórias”, comentou.
Yoshinori Kawasaki, vice-presidente da área de negócios de sistemas industriais e máquinas de uso geral da IHI Corporation, disse que eles esperam levar a Honda de volta aos seus dias de sucesso.
“Estamos felizes em entrar nesta parceria com a Honda, uma das melhores fabricantes de motores do mundo. Nosso objetivo é que a Unidade de Potência Honda ofereça o melhor desempenho possível, acelerando o desenvolvimento do turbocompressor. Esperamos que, a partir da temporada de 2019, a unidade de potência da Honda, usando o turbocompressor IHI, proporcionará o tipo de desempenho que emocionou os fãs de automobilismo nos anos 80 e 90″, disse Kawasaki.
A Honda trabalhou com o IHI no desenvolvimento de turbocompressores desde o retorno da empresa para a F1 em 2015, mas agora a parceria está sendo fortalecida com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da unidade de energia.
Desde que se separou da McLaren no final de 2017, após três anos sem sucesso, a nova parceria da Honda com a Toro Rosso teve um progresso positivo, enquanto a fabricante japonesa se preparava para reforçar seus compromissos fornecendo à Red Bull a próxima temporada.