GLAUCO DINIZ DUARTE Argo turbo, novo SUV e Toro reestilizada: novidades Fiat até 2020
As principais novidades da Fiat para os próximos anos não estavam no Salão do Automóvel de São Paulo, que vai receber o público até o dia 18. Mas no estande da fabricante na mostra, alguns carros expostos dão pistas do que ela colocará até 2020 nas ruas.
O carro-conceito Fastback, principal atração da marca na mostra paulistana, antecipa como será a reestilização pela qual a picape Toro vai passar e que será lançada em 2020. Além disso, indica como será o SUV Toro, aguardado utilitário-esportivo da marca que, especula-se, terá capacidade para sete ocupantes.
Outro SUV que deverá ser lançado pela Fiat até 2020 será montado sobre a plataforma MP1, que hoje é utilizada pelo Argo. Menor que o SUV Toro, ele terá capacidade para cinco ocupantes. Dele, também vai derivar um “mini-Jeep” (ou “Jeep Júnior”), chamado internamente de projeto 515.
Antes dessa leva de SUVs, a marca lançará, no começo de 2019, a versão “aventureira” do Argo, semelhante ao que ela já fez no passado com a linha Adventure.
Novos motores e Argo Abarth
Além de novos modelos, a Fiat Chrysler (FCA) vai investir em uma nova linha de motores. A fabricante vai lançar em 2020 o Firefly 1.3 turbo, com três faixas de potência: 150 cv, 180 cv e 220 cv.
Além de equipar os novos SUVs que serão lançados com o novo motor Firefly 1.3 turbo, a Fiat preparar uma versão esportiva do Argo que, possivelmente, vai resgatar o sobrenome Abarth no nosso mercado. Fiat Stlio e o 500 já foram vendidos por aqui em versões Abarth.
Um indicativo de como seria, visualmente, esse o Argo Abarth é o showcar Sting, que está exposto no estande da Fiat na mostra paulista.
Nova picape Fiat
A nova picape, substituta da Strada, é outro modelo que deverá ser lançado até 2020. Alguns protótipos já estão rodando em testes. A 2810, como é chamada internamente, será um modelo híbrido. Na parte dianteira, a suspensão tem a mesma travessa do Argo, porém, os braços são novos e reforçados. Já a suspensão traseira será a mesma da atual Strada.
Em termos de plataforma, a nova picape terá a frente do Mobi (plataforma 327) e a traseira da Fiorino. As mulas de testes usam a dianteira do Mobi e a caçamba da Strada.