GLAUCO DINIZ DUARTE Focus 2019 será mais premium e chega até fevereiro do próximo ano
A próxima geração do Ford Focus, a quarta da linha do modelo, já tem data para ser apresentada de forma oficial. De acordo com fontes, a marca norte-americana vai apresentar o novo automóvel entre janeiro e fevereiro do próximo ano na Europa. A estratégia da fabricante é posicionar o novo Focus 2019 como um produto mais premium dentro da sua gama de modelos.
Por conta disso, o novo Ford Focus vai dispor pela primeira vez da versão Vignale, que já está disponível na linha do Fusion, por exemplo, e se sobressai pelo acabamento interno mais refinado e a lista de equipamentos de série mais recheada. Poderá haver ainda a configuração pseudo-aventureira Active, seguindo os moldes do irmão menor Fiesta, além dos modelos esportivos ST e RS, assim como a geração atual do carro.
“Ele chegará ao mercado exatamente da mesma maneira que o novo Fiesta”, disse o chefe de marcados globais da Ford, Jim Farley.
É bastante provável que este novo posicionamento do Focus 2019 no mercado seja devido à baixa nas vendas dos hatches e sedãs médios no mercado, por causa do domínio dos crossovers e SUVs não só na Europa como também no restante do mundo. Ainda de acordo com Hackett, a marca vai reduzir os custos em US$ 14 bilhões e transferir um terço de orçamento de motores de combustão interna para modelos elétricos.
Logo, a própria marca já estima vendas “ligeiramente mais baixas” do Focus da nova geração do que atualmente.
Espera-se que o novo Ford Focus seja entre 50 e 100 quilos mais leve que a geração atual, devido ao uso de uma nova plataforma e também de novos materiais mais leves e resistentes. Já a gama de motores deve incluir unidades 1.0, 1.5 e 2.0 a gasolina e 1.5 e 2.0 turbodiesel, com câmbio manual ou automático e tração nas rodas dianteiras.