GLAUCO DINIZ DUARTE Jeep Cherokee voltará ao mercado com motor 2.0 turbo
Sem ter a mesma fama e vendas do mais em conta Compass, o Jeep Cherokee deixou discretamente de ser oferecido. É apenas algo momentâneo. As vendas vão recomeçar assim que o facelift começar a ser importado para o Brasil, algo que acontecerá ainda no segundo semestre de 2018. Além da reestilização, os interessados pelo SUV tem um bom motivo para esperar: o motor V6 3.2 utilizado até então no país será substituído pelo novo 2.0 turbo.
Com bloco e cabeçote em alumínio, a nova motorização conta com tecnologias de ponta, tais como turbo de duas câmaras (twin-scroll), duplo comando de válvulas variável na abertura e fechamento, injeção direta, entre outros. É o suficiente para gerar 273 cv e 40,8 kgfm de torque entre 3.000 e 4.500 rpm.
A potência é próxima dos 271 cv do 3.2 Pentastar aspirado, porém o antigo V6 perde feio em torque (32,2 kgfm a 4.400 rpm). Já o câmbio continuará a ser o automático de nove marchas com trocas sequenciais.
Não será o único Jeep equipado com este motor no Brasil. O 2.0 turbo também equipará a nova geração do Wrangler. Embora o atual ainda tenha estoques nas concessionárias, o novo não tardará muito e deve chegar igualmente no segundo semestre deste ano – possivelmente será uma das estrelas da Jeep no Salão do Automóvel.
Sem falar no Renegade. O modelo na Europa passará a contar com o novo 1.3 turbo com MultiAir. No nosso mercado, o utilitário compacto terá uma versão mais simples do mesmo quatro cilindros turbinado, sem o cabeçote MultiAir, mas com números de desempenho e economia muito superiores aos do atual 1.8 E.torQ. As alterações devem ser aplicadas no modelo nacional entre 2019 e 2020.