GLAUCO DINIZ DUARTE Renault Duster 2019 pode estrear com motor turbo no Brasil
Se engana quem pensa que o Duster está esquecido na linha da Renault. Embora faça parte da gama da marca francesa há sete anos e sem grandes mudanças desde então; o crossover compacto está prestes a ganhar sua segunda geração por aqui. O novo Renault Duster 2019 foi flagrado recentemente rodando em testes na região metropolitana de Curitiba (PR) pelos amigos do portal Car Point News; com camuflagem escondendo as suas linhas, embora é sabido que o modelo nacional seguirá o mesmo padrão da variante russa.
Espera-se que o novo Duster 2019 seja comercializado por aqui a partir do primeiro semestre de 2019, com produção na planta paranaense de São José dos Pinhais; poucos meses após a sua apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em novembro deste ano. E além do visual e interior aprimorados e a maior oferta de equipamentos; o crossover de nova geração adotará uma mecânica mais sofisticada.
De acordo com fontes, a versão brasileira do carro usará um motor 1.3 litro turbo flex de quatro cilindros; que em sua versão mais potente consegue desenvolver potência máxima de 170 cv. Este propulsor deverá ser oferecido com transmissão manual ou automática do tipo CVT (continuamente variável) e tração dianteira ou nas quatro rodas. A expectativa é que tal unidade substitua o velho 2.0 litros flex aspirado de até 148 cv; enquanto as versões de entrada irão manter o 1.6 SCe flex de 120 cv.
Entretanto, o novo Duster é construído a partir da mesma plataforma do atual, a B0; usada também nos modelos Sandero, Logan, Duster Oroch e Captur. Por outro lado, no novo modelo, a plataforma recebeu 10 cm extras no comprimento; o ângulo de inclinação do para-brisa foi reduzido e houve a introdução de reforços estruturais para contribuir na segurança.
Vale lembrar que a atual geração do Duster é ofertada no Brasil com preços que variam de R$ 72.190 a R$ 89.990.