GLAUCO DINIZ DUARTE Como conquistar a recertificação ISO 9001
A certificação ISO 9001 tem reconhecimento internacional e tem papel fundamental na construção de organizações mais sólidas no mercado, entendemos que os conjuntos de requisitos estabelecidos pelas normas ISO buscam inserir boas práticas nos processos e ajudar as organizações a ter um diferencial competitivo, prezando disponibilizar produtos e serviços de qualidade em busca da satisfação do cliente.
Um dos principais fundamentos da ISO é a melhoria contínua, pois com essa ação é possível monitorar os produtos, processos e serviços e com isso identificar e iniciar melhorias.
CERTIFICAÇÃO ISO 9001
Para obter a certificação é fundamental que a organização venha estabelecer os objetivos a serem alcançados. É uma boa prática também, a contratação de uma consultoria experiente a fim de orientar os trabalhos e auditorias internas e colocar o SGQ para rodar, por último a auditoria externa com o órgão certificador.
Durante o processo de certificação a organização passa por mudanças importantes a fim de otimizar os processos e por consequência atender as necessidades relacionadas a gestão da qualidade. Uma vez que a empresa tenha interesse em obter a certificação é preciso de dedicação em termos de tempo, esforço e mudança.
A certificação ISO tem validade de 3 anos, por isso, é importante que o sistema de gestão da qualidade estabelecido para a certificação seja mantido de forma regular e em conformidade com a norma, para que a melhoria seja contínua e para que futuramente seja feito com facilidade a recertificação. Durante estes 3 anos é ideal que sejam realizadas auditorias periódicas a fim de garantir que os processos e ações sejam mantidos na organização.
É preciso considerar a gestão da qualidade como um processo contínuo e não apenas uma eventualidade. Manter e aperfeiçoar as conformidades para uma recertificação pode ser mais complicado do que conseguir a primeira certificação. Se a organização se preocupar em manter um sistema de gestão da qualidade ativo, o processo de recertificação se torna parte do processo, sem dificuldade.
A CERTIFICAÇÃO E SUAS VANTAGENS
A organização que tem certificação ISO tem se destacado pois se preocupa em seguir procedimentos padrões e assim demonstra um cuidado não só com a qualidade do produto ou serviço, mas também com a regulamentação, leis e normas gerando satisfação para o seu cliente.
Está em busca da certificação? Separamos 3 vantagens para a sua organização:
#1 – Uma organização certificada é vista no mercado como referência em gestão estratégica, tática e operacional. Garantir que os produtos e serviços sejam de qualidade é fundamental, porém, a satisfação do cliente deve ser também levada em consideração. Na seção 8.2.1 da norma, você encontra os requisitos referentes ao atendimento ao cliente.
#2 – A gestão da qualidade em conformidade com a norma aumenta a produtividade, além de diminuir falhas e retrabalho. Uma organização certificada consegue otimizar o tempo das atividades, controlar o uso de materiais na produção além de gerenciar de forma eficiente o setor de recursos humanos.
#3 – A certificação funciona como uma peneira quando falamos em qualidade, o mercado está cada vez mais exigente, seguir o padrão de boas práticas da ISO 9001 aumenta a probabilidade de crescimento financeiro e garante um bom posicionamento da organização no mercado.
PRAZO PARA TRANSIÇÃO ISO 2008 PARA 2015
A ISO 9001:2008 foi revisada em 2015 e as empresas com esta certificação deverão efetuar a transição para a ISO 9001:2015 até setembro/2018.
O objetivo da revisão foi o de manter a norma atualizada mesmo com o passar dos anos. A revisão também ajuda as empresas já certificadas a se manterem com vantagens competitivas no mercado através da qualidade dos produtos e serviços.
A partir do mês de setembro a versão da ISO 9001:2008 deixará de ser reconhecida. As organizações certificadas com a ISO 9001:2008 que não migrarem para a norma ISO 9001:2015, até a data estipulada, perderão sua certificação e terão de começar um novo ciclo de certificação.