GLAUCO DINIZ DUARTE Ford Edge ST 2019 chega com motor diesel biturbo na Europa
Parece que o diesel está ganhando um destaque extra na Ford. Após a Ford Ranger Raptor com um novo EcoBlue 2.0 Biturbo com 213 cv e 51 kgfm, agora é a vez do crossover canadense Edge 2019 seguir pelo mesmo caminho. Começando pelo mercado britânico, o modelo chega com visual renovado, já visto anteriormente na América do Norte.
Apesar da tendência anti-diesel na Europa, a Ford deu de ombros e decidiu que não só equipar o Edge 2019 com o novo motor EcoBlue 2.0 Biturbo, mas também cortou qualquer opção a gasolina para o crossover no mercado europeu. Nadando contra a maré, o modelo chegará na versão ST com 238 cv, mais que o que entrega a Ranger Raptor.
Esse propulsor chegará junto com uma versão mais frugal, igualmente 2.0, mas com um único turbo, entregando 150 cv ou 190 cv. Na primeira, o EcoBlue 2.0 terá transmissão automática de oito marchas, mas apenas com tração dianteira. A segunda aposta no câmbio manual de seis marchas e na tração integral. Estranho, não é mesmo? Poderia ser o contrário, mas a versão mais fraca será uma edição limitada.
Todos esses motores são Euro 6, atendendo assim as exigências ambientais do continente. O Ford Edge 2019 será um dos hoje raros modelos integralmente oferecidos com motor diesel na Europa. O V6 3.5 EcoBoost de 340 cv do Edge ST Line, ficará para os mercados norte-americanos.
Além disso, o Ford Edge 2019 vem na versão ST com pacote visual esportivo, suspensão mais firme, rodas de liga leve aro 20 polegadas, grade em preto brilhante e escapes cromados. Por dentro, o crossover aposta em bancos revestidos com tecido e couro, volante em couro perfurado, pedais de alumínio, teto solar panorâmico, quadro de instrumentos digital, sistema de som premium e bancos dianteiros elétricos.
Em termos de conectividade e segurança, o Ford Edge 2019 para a Europa traz ainda multimídia SYNC 3 com Google Android Auto e Apple Car Play, navegador GPS, câmera de ré e assistente de emergência, além de aplicativos dedicados. O crossover conta com controle de cruzeiro adaptativo para-e-anda, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, frenagem pós-colisão, alerta de faixa com correção, aviso de tráfego lateral e traseiro, entre outros.
Só luxo. Seguindo a tendência de vendas de opções mais caras, o Ford Edge 2019 chegará ao mercado europeu apenas nas versões Titanium, ST-Line e a luxuosa Vignale, que permite mais personalização visando ampliar a exclusividade e a sofisticação a bordo. As vendas no mercado britânico e depois no continente começam a partir do segundo semestre de 2018. Espera-se que esse novo motor diesel substitua os atuais 2.2 e 3.2 na Ranger regional.