GLAUCO DINIZ DUARTE IRENA destaca o crescimento rápido da energia solar fotovoltaica em seu relatório
O relatório “REthinking Energy 2017: Accelerating the global energy transformation” da International Renewable Energy Agency (IRENA), agora em sua terceira edição, diz que a energia solar fotovoltaica representará até 7% da geração de energia global até 2030 – um aumento de seis vezes em relação aos valores atuais. Os efeitos combinados dos equipamentos de baixo custo, da facilidade de instalação e da evolução tecnológica levaram a IRENA a prever que a capacidade fotovoltaica poderá atingir 1.760GW em 2030, o que exigiria uma capacidade de crescimento médio anual de 15%.
A capacidade global solar fotovoltaica acumulada experimentou seu primeiro grande aumento até 2015, passando de 39GW em 2010 para 219GW de capacidade instalada até 2015, representando cerca de 20% de toda a geração de energia recém-instalada. Até o final de 2015, 21 países tinham 1GW ou mais de energia solar fotovoltaica instalada, em 2009 eram apenas cinco países.
A energia renovável é uma parte fundamental e crescente da transformação energética global. Cada vez mais, as energias renováveis tornaram-se a primeira escolha para expandir e modernizar os sistemas de energia em todo o mundo.
“As energias renováveis estão ganhando terreno em quase todas as medidas. Acelerar o ritmo da transição energética e expandir o seu âmbito para além do setor da energia não só reduzirá as emissões de carbono; Melhorará vidas, criará empregos, alcançará metas de desenvolvimento e garantirá um futuro mais limpo e próspero “, disse o diretor-geral da IRENA, Adnan Z. Amin, em um comunicado para imprensa.