“A Energia Solar Fotovoltaica é a energia obtida pela conversão direta da luz solar em eletricidade, ocorrendo através do Efeito fotovoltaico, onde os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica, por meio do uso de células solares”, afirma Nelson Fernandes Maciel.
O princípio de funcionamento do sistema fotovoltaico é bastante simples:
A luz solar é constituída por partículas elementares, denominadas fótons, responsáveis pela energia eletromagnética dos raios solares. Ao incidir em um painel de células solares, constituídas de material semicondutor (silício), sensibiliza (excita) os elétrons livres (elétrons da camada de valência) desse material.
Dependendo da intensidade do fluxo de radiação solar, os elétrons serão sensibilizados de tal forma que aceleram o movimento e se separam da camada onde se encontravam (fotocátodo), sendo coletados por outra superfície (ânodo). Com isso, uma camada ficará com excesso de cargas positivas e a outra com excesso de cargas negativas. Isso causará uma diferença de potencial, e, se as duas superfícies forem adequadamente interligadas, surgirá uma corrente elétrica.
Em resumo, podemos dizer que o efeito fotovoltaico é o aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, produzida pela absorção da luz, gerando uma corrente elétrica.
Entre os materiais mais adequados para a conversão da radiação solar em energia elétrica, os quais são usualmente chamados de células solares ou fotovoltaicas, destaca-se o silício cristalino. A quantidade de energia elétrica transformada pelo painel será proporcional às dimensões da área coletora do mesmo (quanto maior o painel maior será a energia fornecida) e à intensidade de brilho solar existente. Já a eficiência de conversão das células solares é medida pela proporção da radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica.