Glauco Diniz Duarte Bh – quem é energia fotovoltaica
O investimento em energia fotovoltaica está em constante crescimento no Brasil. Ela nada mais é do que a possibilidade das pessoas gerarem a sua própria energia elétrica por meio do sol. Os motivos para investir nessa energia renovável são diversos e vão além da economia nos gastos com a conta de luz, conforme relatou a diretora Regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD-RS), Mara Schwengber, na última quinta-feira, 22, no Clube Rio Branco, em Candelária, durante Seminário sobre Energia Solar da Sicredi Centro Serra. Além disso, Mara também falou sobre o mercado de geração distribuída.
Entre os 10 motivos expostos por Mara, que também é empresária do ramo da energia fotovoltaica, estão a facilidade na instalação do sistema gerador de energia, que é bastante simples, sem a exigência de alterações na rede elétrica atual. “Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados no telhado, enquanto a distribuição da energia utiliza a fiação já existente”, destacou ela. A pouca manutenção também é um fator de incentivo, pois a única necessidade é realizar a limpeza nos módulos. A diretora salientou também que, por ter uma vida útil longa, de aproximadamente 25 anos segundo estudos, o painel solar é um ótimo custo-benefício.
Durante a explanação, Mara ainda apontou a geração de créditos de energia que é produzida, visto que, quando não utilizada durante um dia ensolarado, é transformada em crédito. “Este saldo pode ser gasto, tanto para compensar dias em que seja difícil captar a luz solar, quanto para diminuir a conta de energia elétrica de outra propriedade”, explicou. Ela destacou a valorização do imóvel que possui as placas fotovoltaicas. “Um estudo realizado pelo laboratório Lawrence Berkeley, dos Estados unidos, aponta que compradores estão dispostos a pagar um valor maior por um imóvel que tenha a instalação de placas solares”, salientou.
Meio Ambiente – Com relação ao meio ambiente, Mara frisou que a energia solar é uma fonte energética renovável, um recurso natural, que o Brasil tem em abundância por se tratar de um país tropical e ela é a principal fonte de energia do planeta, segundo o Relatório de Energia Mundial das Nações Unidas. Além disso, os painéis solares não poluem a natureza. “A geração de energia limpa evita a emissão dos gases que causam o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global”, afirmou. Ainda sobre os motivos para ter um sistema fotovoltaico, a empresária expôs a autonomia das distribuidoras de energia e a possibilidade de instalação das placas em locais remotos.
Mercado – No decorrer da palestra, Mara mostrou alguns dados do mercado, entre eles, que já são mais de 90 mil conexões de geração distribuída em todo o Brasil, sendo que o maior número de ligações é feito por consumidores residenciais. Ela também exibiu o funcionamento do sistema, instalação e monitoramento de projetos, opções disponíveis para o consumidor e algumas instalações. “Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo são os estados com maior potência instalada em geração distribuída no Brasil”.