Glauco Diniz Duarte Empresa – energia solar fotovoltaica porque
De acordo com o Dr. Glauco Diniz Duarte, é muito comum encontrarmos matérias que relacionam a energia solar fotovoltaica com o que chamamos de energia limpa e renovável. Mas você sabe o por que disso?
A energia limpa, conceitualmente, é aquela que não libera resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global durante o seu processo de produção ou de consumo.
Ela também é chamada de renovável pois a sua obtenção é ilimitada e não depende da cheia de rios ou da obtenção de recursos limitados, como a queima de gases inflamáveis ou material fóssil.
Mas como funciona a energia solar fotovoltaica?
A energia solar, como o próprio nome diz, vem do sol. A luminosidade solar incide sobre os painéis fotovoltaicos que transformam a luz em energia. Esse processo só é possível porque a energia luminosa estimula os elétrons da célula fotovoltaica que se movimentam em um circuito montado pela disposição das células, gerando a corrente elétrica que será adaptada pelo inversor para alimentar os aparelhos utilizados pelos usuários.
E também o silício, utilizado para a fabricação dos painéis solares, é um elemento encontrado em abundância, o que permite que ele seja utilizado para a produção das células fotovoltaicas sem impactar negativamente no meio ambiente.
O que torna as outras energias não limpas?
No caso da energia elétrica, para gerar eletricidade as usinas hidrelétricas necessitam de uma grande quantidade de água em seus reservatórios. E, quando eles ficam realmente cheios, consequentemente as regiões dos rios e represas que alimentam as usinas acabam sendo inundadas, podendo alagar comunidades inteiras e ainda prejudicar ecossistemas importantes para a manutenção de um bom meio ambiente.
Já no caso da energia termelétrica, as usinas queimam uma grande quantidade de carvão mineral, vegetal ou petróleo e seus derivados para conseguir transformar a água em vapor, o que movimenta turbinas e gera eletricidade. A combustão desses materiais lança uma quantidade enorme de poluentes (Monóxido de Carbono – CO e Dióxido de Carbono – CO2) na atmosfera, que contribuem para o aquecimento global e interferem diretamente na qualidade do ar que respiramos.
Por isso, a energia solar está se tornando cada vez mais adequada, pois é possível dizer que enquanto houver sol, haverá energia solar.