Glauco Diniz Duarte Empresa – porque energía fotovoltaica
De acordo com o Dr. Glauco Diniz Duarte, para quem não sabe a energia fotovoltaica é a eletricidade gerada a partir da luz do sol , é uma tecnologia nova que muitas pessoas têm dúvida sobre o seu funcionamento e que talvez seja o motivo do pouco uso dela, por isso vamos ver as dúvidas mais frequentes.
Com energia solar fotovoltaica, é possível utilizar todos os aparelhos elétricos comuns?
Sim, a energia solar fotovoltaica tem os mesmos usos que a energia elétrica convencional. No entanto, é necessário um projeto de instalação de painéis condizente com a demanda e a finalidade de consumo.
A eficiência do sistema solar fotovoltaico depende, sim, da quantidade de luz recebida. Porém, mesmo em dias nublados há radiação mais do que suficiente para a geração de energia. Além disso, em localidades com condições climáticas piores, o sistema pode ser potencializado aumentando-se a superfície de contato (com painéis fotovoltaicos maiores). No Brasil, todas as regiões apresentam ótimas condições climáticas.
Como a energia produzida durante o dia fica armazenada em baterias, o abastecimento de energia é garantido também durante a noite.
A energia do sol é renovável, mas o silício não pode acabar?
O silício, principal matéria-prima utilizada na fabricação de painéis fotovoltaicos, é o segundo elemento químico mais abundante na Terra, atrás somente do oxigênio.
Quais são as limitações dos painéis fotovoltaicos quando é usado residencialmente?
A energia solar é gratuita, mas os painéis fotovoltaicos e as baterias ainda são relativamente caros. E quanto mais energia se gasta, maior deve ser o número de painéis e baterias instalados, e maiores o investimento inicial. Por isso é preciso usar eficientemente a energia gerada. Não se devem utilizar lâmpadas incandescentes, somente lâmpadas fluorescentes e de LED´s de maior eficiência. Aquecer água, só com o aquecedor solar, que é outro equipamento completamente diferente.
Ferros elétricos, chuveiros, secadores, motores grandes não devem ser ligados ao gerador. O sol não brilha todo o tempo, existe o ciclo natural do dia e da noite, existem os períodos chuvosos ou nublados. Por isso é necessário armazenar a energia gerada durante os períodos ensolarados em baterias elétricas, para usá-la nos períodos sem ou com pouca insolação.
Posso ter energia convencional e painéis sem baterias e conectados a rede elétrica da concessionária de energia?
Este tipo de sistema é viável economicamente quando o governo edita uma legislação especifica e proporciona diversos incentivos fiscais e econômicos. No Brasil esta legislação ainda está em estudos e discussões. Os painéis fotovoltaicos conectados diretamente a rede elétrica são muito comuns em diversos países mas não ainda no Brasil onde são instalados principalmente em universidades e centros de pesquisas para fins experimentais e de demonstração.
No Brasil já a alguns empreendimentos que já utilizam projetos de energia solar no Brasil, como os aeroportos Campo de Marte (SP) e Trancoso (BA), edifícios da C&C, Honda, Allianz Seguros, Greenpeace (SP), Senado Federal (DF), Copel (PR) e Usina Tauá (CE) e atualmante foram instalados em estádios como o Mané Garrincha em Brasilia e o Mineirão em Belo Horizonte.
De acordo com a minha pesquisa acredito que o uso da energia solar é pouca usada aqui no Brasil principalmente por ser uma nova tecnologia e o custo ser caro, e pelo Brasil ter grandes rios com possibilidade de criar várias hidrelétricas, eu acho que na visão do governo deve ser mais viável investir no modo tradicional.
Vários profissionais dizem que se os governos investissem em incentivos e a legislação referente a essa tecnologia o processo iria ser bem mais viável para sociedade.