Glauco Diniz Duarte Empresa – porque a energia solar ainda é pouco utilizada no brasil
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar é a fonte de energia sustentável que mais tem crescido no Brasil e no mundo nos últimos anos, o que se deve principalmente à potencialidade que o país oferece para a produção desse tipo de energia verde, aliado à eficácia cada vez maior da tecnologia. Mas você sabe quais são as principais curiosidades sobre energia solar?
Para esclarecer essas informações sobre a energia solar, fizemos este texto especialmente para você. Iniciaremos abordando a importância de conhecer essas informações. Posteriormente, apresentaremos as 7 principais curiosidades sobre o tema. Confira tudo sobre o assunto!
SAIBA POR QUE É PRECISO SE INFORMAR SOBRE A ENERGIA SOLAR
Embora seja uma fonte de energia verde promissora — ao lado de outros exemplos, como a eólica —, a energia solar sofre ainda com muito desconhecimento por parte das pessoas.
Ainda que seja uma energia ligada ao desenvolvimento sustentável, muitos a enxergam como uma tecnologia exclusiva dos ricos — ou mesmo futurista e inviável para os tempos atuais. Entretanto, nada poderia estar mais fora da realidade.
Veja abaixo os principais mitos e verdades sobre essa fonte de geração de energia.
CONFIRA AGORA AS 7 PRINCIPAIS CURIOSIDADES SOBRE ENERGIA SOLAR
GERAÇÃO DE ENERGIA NO PERÍODO NOTURNO
O principal ‘combustível’ para a geração desse tipo de energia é a radiação solar. Logo, a produção em períodos noturnos não pode ser feita. Entretanto, isso não significa que você precisa ficar no escuro, pois a maioria dos sistemas de energia solar instalados no Brasil são mistos, ou seja, mesclam a produção de energia solar própria com a captação de energia da rede de transmissão da região.
Outra opção ainda pouco utilizada é o armazenamento do excedente em baterias, que é uma excelente alternativa para locais isolados, como fazendas e sítios. Com isso, esses locais isolados passam a ter maior autonomia, tornando-se independentes da rede de distribuição de energia da região.
GERAÇÃO DE ENERGIA EM DIAS NUBLADOS
Ainda que não seja possível gerar energia durante o período noturno, os dias nublados não são um problema, embora essa conclusão pareça contraintuitiva. Isso ocorre principalmente devido à alta tecnologia dos painéis solares na atualidade, que são capazes de captar energia solar mesmo em períodos em que a radiação se encontra difusa, como é o caso dos dias nublados.
Vale ressaltar que, apesar de ser possível produzir energia nesses dias, os níveis de Watts gerados são menores. Para acompanhar essa dinâmica, recomenda-se a utilização de um software que analisa a produção diária do seu sistema.
TAXA DE EMISSÃO DE POLUENTES NEGATIVA
A questão da sustentabilidade está cada vez mais em voga. Isso se deve ao fato de a capacidade de carga dos recursos naturais estar quase no limite, o que reforça a necessidade de diminuir seu consumo — incluindo os combustíveis fósseis, utilizados para produzir boa parte da energia que consumimos.
Além disso, esses mesmos combustíveis fósseis são responsáveis por grande parte da poluição existente no mundo atual. A energia solar, ao contrário, não gera poluentes na transformação da radiação em energia elétrica, o que a torna bastante atrativa para quem deseja ajudar o meio-ambiente, além de, evidentemente, economizar na conta de energia e ter mais autonomia no seu negócio ou residência.
UTILIZAÇÃO PELA NASA
Já imaginou o quão complexo deve ser abastecer de energia as estações espaciais que orbitam a Terra? A solução mais usada, desde a década de 1960, tem sido a inserção de painéis solares nas missões espaciais. Inicialmente, ela era usada para abastecer o rádio, gerando quantidades minúsculas de energia.
Além disso, naquele momento, a energia era muito cara e apenas grandes missões e empresas, como a NASA, tinham possibilidade de utilizá-la. Atualmente, a energia está mais barata e eficiente e consegue abastecer bem mais que o rádio nas missões espaciais. Sua melhora possibilitou longas jornadas e o amplo crescimento da exploração do espaço pelo ser humano.
PREÇO DA ENERGIA SOLAR
Devido ao passado, quando a energia solar só podia ser utilizada por grandes empreendimentos e corporações, como a NASA, criou-se uma imagem de que ela custa muito caro para ser implantada, o que não é mais verdade.
É verdade que a energia solar necessita de um investimento inicial, mas ele é totalmente viável, pois a economia gerada acaba por fazê-lo retornar em um período relativamente curto. Além disso, há várias linhas de financiamento que tratam exclusivamente da implantação do sistema solar, bancando equipamentos e serviços para efetivá-lo.
AQUECIMENTO SOLAR X ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
Há duas formas de aproveitar a energia solar: aquecimento solar e energia solar fotovoltaica. A primeira consiste basicamente no aquecimento da água para utilizar no banheiro, especialmente no chuveiro, que pode corresponder a até 25% do consumo de energia elétrica de uma casa, evitando que ele seja ligado.
Já o segundo modelo é mais completo, pois é capaz de abastecer todos os equipamentos que necessitam de energia elétrica em uma casa, como chuveiro, lâmpadas, ar condicionado e micro-ondas. Utiliza, para tal, os painéis e inversores solares, transformando a energia captada própria para o uso.
CRÉDITOS DE ENERGIA SOLAR
Mas como a energia solar é capaz de fazer com que você economize na conta de energia? A resposta está nos créditos de energia solar. Funciona da seguinte forma: o excedente produzido pelo sistema de energia solar fotovoltaico é enviado para a distribuidora, que utiliza esse crédito para abater da conta de energia do imóvel em até 60 meses.