Glauco Diniz Duarte Empresa – porque a energia solar é pouco utilizada no brasil
De acordo com o Dr. Glauco Diniz Duarte, para muitas pessoas que buscam uma alternativa de diminuir o valor da conta de luz. Por isso, é fundamental descobrir mecanismos que tornem isso realidade. Instalar energia solar em casa é uma eficiente maneira de reduzir em até 95% sua conta de luz, e ainda realizar um investimento a longo prazo.
Além disso, a energia solar é uma alternativa limpa. Contudo, o procedimento ainda é pouco utilizado pelas residências, escritórios e indústrias do Brasil, mas seu crescimento tem aumentado.
Muitas pessoas não têm a informação correta sobre como funciona a energia solar e como ela pode ser útil em seu dia-a-dia.
Por isso, surge a dúvida: devo instalar energia solar em minha casa? Quais os benefícios de ter esse sistema residência? O investimento vale realmente a pena?
Energia solar no Brasil
O Brasil possui ótimas condições geográficas que permitem a utilização da energia solar. Somos beneficiados com a incidência de sol quase que todos os meses do ano.
Além disso, veja o exemplo de países como a Alemanha, campeão no uso de energia solar. Apesar de ter menos incidência do sol, fazem uso da energia solar praticamente em quase todas as casas.
Também, o silício cristalino, matéria-prima das células fotovoltaicas, é encontrado em grandes quantidades no Brasil, favorecendo a utilização do produto no país.
Custos da energia solar
O que afasta as pessoas de instalar energia solar em casa é a preocupação com o custo no investimento.
Isso porque, quando se olha de forma superficial, a sensação que dá é que o custo para esse tipo de energia é bem mais alto do que o elétrico que usamos em casa.
Mas as pessoas esquecem da economia que será realizada durante os meses. Ela vai compensar o valor gasto na comprar do sistema solar. Ou seja, o que você gastou na instalação voltará para o seu bolso no momento em que você pagará a conta de luz. Em alguns casos, você apenas pagará as taxas básicas de sua companhia de energia.
E para ajudar, o governo tem incentivado essa modalidade de energia com a nova resolução da ANEEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica. Essa medida permite que os consumidores possam fornecer a energia que sobra de seus painéis solares e obter créditos na conta de luz. Créditos esses que podem ser utilizados nos meses seguintes. Assim, a produção de um mês com grande incidência solar pode compensar a de um mês mais fraco.
Para isso, nas residências, são colocados dois medidores, um para o consumo e outro para a geração. Outros fatores conjunturais que podem contribuir para a diminuição dos preços nos próximos anos é a produção de painéis em larga escala por Alemanha e China.
Faça a escolha certa na hora de instalar energia solar
Bem, mas antes de sair por aí comprando um sistema que forneça energia solar para a residência, você deve ficar atento a alguns detalhes. Veja:
Saiba qual a incidência do sol a sua residência recebe
Para que o sistema funcione com qualidade é necessário que a sua casa receba luz do sol quase que o dia todo.
Por isso, antes de instalar os equipamentos, é importante verificar qual a localização geográfica da sua residência. Quando você contratar um instalador, ele fará essa analise e encontrará a melhor posição para as placas solares.
Custo da instalação
Bem, como cada residência tem um formato e tipo de gastos com energia, você precisa entender qual será o custo de instalação da energia solar.
Isso vale principalmente para que busca colocar aquecimento solar de água, e neste caso vai necessitar de encanamentos mais fortes para aguentar a temperatura da água que vai chegar até os chuveiros e torneiras.
Assim, para evitar surpresas na hora que o técnico estiver na sua casa, faça uma relação com o vendedor de tudo que você vai gastar para instalar a energia solar na sua casa.
Compre com quem realmente conheça
Com essa busca por economia e produtos que ajudem o meio ambiente, muitas pessoas começaram a trabalhar com produtos sustentáveis. Infelizmente, ocorrem muitos casos que as pessoas não tem uma qualificação adequada.
Até mesmo vemos casos de pessoas que fabricam o sistema de energia solar dentro de casa ou em pequenas fábricas.
Neste caso você deve ter muito cuidado, porque o barato pode sair bem caro depois. A qualidade do sistema e a manutenção que ele vai demandar dependem de sua fabricação e instalação.
Portanto, busque uma empresa e profissionais de instalação que sejam bem qualificados no mercado. Ele vão te dar toda a ajuda e auxílio necessários na hora de ter uma energia solar em casa.
Solicite um laudo técnico de instalação
Depois que a casa já está pronta para receber o sistema fotovoltaico, é preciso solicitar o parecer de acesso.
Esse documento é formal e obrigatório, e nele contém informações sobre as condições de acesso à energia no local. Também estão contidos dados técnicos que possibilitam a conexão das instalações para produzir energia elétrica por meio da energia solar.
Somente após a conclusão dessa etapa, a empresa instaladora poderá iniciar os procedimentos legalmente.
Como funciona a instalação de energia solar
Depois que você decidiu instalar energia solar em casa, uma dúvida pode surgir: Como funciona a instalação?
Em primeiro lugar, a luz do sol é captada pelos painéis fotovoltaicos, que fazem a transformação para energia elétrica. Isso acontece porque os elétrons se movimentam com a incidência de luz solar, gerando eletricidade.
Assim, toda essa energia é utilizada por sua casa. O excedente da produção é injetado na rede elétrica, resultando em créditos para você.