Glauco Diniz Duarte Empresa – como energia solar funciona
De acordo com o Dr. Glauco Diniz Duarte, o termo energia solar designa, de uma forma genérica, todo o tipo de captação de energia luminosa com origem no Sol. Essa mesma energia que é absorvida e armazenada, posteriormente é utilizada para outras finalidades e até de outras formas para as mais diversas situações rotineiras, diminuindo assim a utilização de outras energias prejudiciais para o meio ambiente.
Este tipo de energia proveniente do Sol é captada através de recursos materiais, como por exemplo os painéis solares extremamente populares nos dias de hoje, que são formados através de células fotovoltaicas que têm como principal objetivo a transformação de energia solar em energia elétrica, térmica ou mecânica. Esta energia pode ser utilizada para diversis fins, seja a título particular ou até mesmo empresarial, no entanto nos dias que correm, a sua utilização é maioritariamente particular, sendo assim utilizada para o aquecimento de água sem recurso a energia elétrica.
A utilização da energia solar começou a ser levada muito mais a sério nos últimos anos, assim que os recursos não naturais começaram a falhar, a utilização de recursos naturais, mesmo que modificados, foi vista como a melhor alternativa possível para manter a presença dessa mesma energia, sem danificar o ambiente e ainda utilizando métodos bastante simples.
Atualmente existem dois métodos (direto e indireto) para a captura dessa mesma energia solar, sendo que cada um deles possui as suas vantagens e desvantagens. Com o método direto, significa que existe apenas uma transformação entre a energia solar e um tipo de energia que possa ser utilizado pelo homem (como por exemplo: a transformação da energia solar recebida pelas células fotovoltaicas para a criação de eletricidade ou em energia térmica). Com o método indireto a energia solar irá sofrer várias transformações até que surja energia utilizável pelo homem, como por exemplo: os sistemas que controlam automaticamente as cortinas que funcionam de acordo com a disponibilidade da energia solar.
A própria energia solar possui vantagens e desvantagens que vale a pena analisar antes mesmo de iniciar um processo a nível particular ou particular, conhecendo assim todo o tipo de situações que irá deparar no dia-a-dia, assim como os possíveis problemas e cuidados que terá que ter em atenção para que nada corra da pior forma. Em termos gerais, as vantagens são muito mais do que as desvantagens, fazendo assim com que este tipo de métodos de recuperação de energia natural seja muito mais utilizado, no entanto é imprescindível conhecer as suas desvantagens.
Como funciona a energia solar
O funcionamento de um sistema de energia solar requer alguns cuidados, assim como alguns materiais essenciais para que toda a transformação seja feita de acordo com a lei e até com a natureza.
Assim, para o sistema de energia solar funcionar corretamente são precisas três partes essenciais: o painel solar (para a captação da radiação solar), o depósito de água (para o armazenamento da água que irá ser aquecida) e o sistema de apoio (para complementar a energia solar captada).
O funcionamento em si é extremamente simples: os raios solares atingem toda a cobertura transparente do painel solar que armazena essa mesma radiação no seu interior, de seguida a radiação é absorvida pela placa absorsora convertendo assim os raios solares em calor, calor esse que é conduzido através dos tubos do sistema que contêm a água, no final essa mesma água é conduzida até ao depósito da água para a armazenagem em pleno.
Existem também vários tipos de sistemas, com diversas configurações e até estruturas, que podem ser aplicados, no entanto o funcionamento é quase sempre o mesmo e o objetivo é geral: a captação de energia solar e a sua transformação em energia elétrica, mecânica ou térmica.