Glauco Diniz Duarte Empresa – porque a energia renovavel é importante
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, as energias renováveis funcionam por meio de recursos naturais que são abastecidos pela própria natureza, como por exemplo o vento, o sol e a chuva.
A necessidade de maior investimento nessas energias já é apontada por empresas e governos ao redor do mundo, especialmente no contexto de mudanças climáticas que têm causado grandes impactos na sociedade.
Os benefícios desse investimento são inúmeros e podem trazer grandes mudanças. Confira aqui sete motivos para investir em energia renovável:
-
É inesgotável
Diferentemente da energia que depende dos combustíveis fósseis para funcionar, investir em energia renovável que conta com matérias-primas inesgotáveis, uma vez que abastecidas pela própria natureza por meio do sol, vento, ondas, chuva, biomassa, etc.
É importante destacar que boa parte da demanda por energia pode ser suprida com fontes renováveis, especialmente com a energia solar e eólica, mais práticas de serem aplicadas em grande escala.
-
Menores custos
Cada vez mais estudado no mundo inteiro, o investimento em energia renovável tem sido pauta de discussão para diversos eventos de porte internacional.
As empresas e governos cada vez mais pensam em formas de aplica-las em seus países, fazendo, portanto, cair o custo da tecnologia necessária para a implantação dessas energias.
-
Bom retorno do investimento
Embora o capital inicial aplicado possa parecer alto, a crescente demanda por essas energias fará com que ela seja cada vez mais necessária – garantindo um bom retorno do investimento dentro de alguns anos.
Energias não renováveis, como a hídrica, ficam sujeitas a variações de custos de acordo com a disponibilidade de seus recursos, como a água.
Esses custos vão pesar, quase que inteiramente, no bolso do consumidor. Esse é um dos grandes motivos pelos quais as pessoas têm migrado para energias como a solar, que pode ser instalada em casa e garante uma boa economia.
-
Geração de empregos
A indústria de energias renováveis precisa de mão de obra qualificada para que possa funcionar corretamente, diferentemente da indústria das não renováveis, que conta em sua maior parte com o maquinário para realizar quase todos os processos.
De acordo com o relatório do Irena (International Renewable Energy Agency), o setor das renováveis empregou, em 2016, cerca de 9,8 milhões de trabalhadores ao redor do mundo, sendo mais da metade em posições relacionadas à energia solar, eólica e de biomassa.
-
É sustentável e reduz o aquecimento global
Essa modalidade de energia não agride a natureza e, no que diz respeito à energia solar, grande parte dos equipamentos que são utilizados para sua instalação são recicláveis.
Além disso, sem o uso de combustíveis fósseis para a produção de energia a quantidade de dióxido de carbono emitida na atmosfera sofre uma grande diminuição.
Como consequência, a poluição e o efeito estufa diminuem consideravelmente, minimizando as consequências climáticas e ambientais.
-
Traz melhoras para a saúde
As energias que usam combustíveis fósseis como matéria-prima causam grandes níveis de poluição no ar e na água, afetando diretamente a saúde de milhões de brasileiros.
Embora a expectativa de vida tenha aumentado no Brasil, as pessoas idosas ficam extremamente vulneráveis a esses níveis de poluição, principalmente nas áreas urbanas.
Energias como a eólica e solar não utilizam água e não poluem o ar, se demonstrando ótimas alternativas para a melhora da saúde pública.
-
Promove o desenvolvimento tecnológico
Investir em energia renovável diminui os custos de acordo com os avanços tecnológicos na área. Esses avanços dependem de bons e grandes investimentos em desenvolvimento e pesquisa de tecnologias, que podem trazer maior valorização para a ciência brasileira.
Além disso, o aumento da demanda pela instalação dessas energias continuará a exigir tecnologias cada vez mais sofisticadas e, consequentemente, mão de obra capacitada para fazê-lo.