Glauco Diniz Duarte Empresa – qual importancia da energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a geração de energias renováveis pode ser uma aliada importante para garantir a estabilidade de propriedades rurais, baixar os custos e proteger o meio ambiente. No campo, é possível utilizar os recursos que já estão disponíveis na região, como pequenas quedas d’água, resíduos agrícolas, vento e sol. Combinadas com as tecnologias apropriadas, é possível evitar que a propriedade fique sem fonte de energia para a produção e também consumo das famílias. Os métodos mais conhecidos são a criação de micro e minicentrais hidrelétricas, biomassa, biogás, biocombustíveis e as energias solar fotovoltaica e eólica.
– No interior do Brasil, o fornecimento de energia não é tão estável quanto nas grandes metrópoles. Um temporal pode ser responsável por fazer com que o produtor perca toda a sua produção, como acontece com quem produz leite e frangos – explica o Coordenador do Programa de Energia Sustentável do SEBRAE RS, Luis Guilherme Menezes.
Outro ponto importante é que a energia elétrica deve ser considerada como um insumo importante no preço final do produto. Se os custos com ela forem muito elevados, a propriedade rural acaba ficando menos competitiva. Por isso, pensar em médio prazo para ter um retorno adequado dos investimentos feitos nos equipamentos necessários para gerar energia é uma boa opção.
Utilizar energias renováveis no campo é também uma forma de evitar a necessidade de construção de grandes barragens, processo demorado e que gera problemas para comunidades locais.
Se o agricultor ou pecuarista tiver dúvidas em relação a quais as melhores opções, deve procurar especialistas da área para fazer um estudo e avaliar as potencialidades da propriedade. Cada local pode ter oportunidades diferentes. Se a produção não gera uma boa quantidade de resíduos, talvez não seja viável utilizar o método da biomassa, por exemplo. O mesmo vale para a geografia da região para o caso de energias eólicas e solares.