Glauco Diniz Duarte Empresa – é energia fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar vem sendo amplamente utilizada diante da escassez de recursos naturais, procuram-se cada vez mais fontes de energia renovável. Daí a importância de se saber o que é energia solar.
De fato, em especial nos últimos anos, muito se tem especulado sobre o futuro das matrizes energéticas tradicionais. Entretanto, a busca por novas tecnologias trouxe à tona a possibilidade de novas fontes de energia tão ricas quanto aquelas já usadas.
Descobriu-se, por exemplo, o potencial da energia eólica. Juntamente com esta, a energia solar é uma das mais populares dessas novas fontes. Adiante, apresentamos o conceito de energia solar e sua importância no contexto atual. Confira!
O que é e como funciona a energia solar
A energia solar, como o próprio nome indica, é uma energia eletromagnética obtida por meio do sol. O potencial energético desse corpo celeste pode ser constatado pela irradiação diária de energia produzida por ele. De fato, sabe-se que, todo ano, o sol emite aproximadamente 10.000 vezes a quantidade de energia produzida artificialmente pelo homem no mesmo período.
Essa energia é considerada renovável, ou seja, advém de recursos naturais que não se esgotam, visto serem naturalmente perenes.
A energia solar também é definida como uma energia limpa, isto é, não libera resíduos ou degrada o meio ambiente ao ser produzida. Realmente, um metro quadrado de equipamentos utilizados para captação de energia solar evita a inundação de cerca de 56 metros quadrados de florestas e terras férteis. Essa energia pode ser captada por meio de placas solares ou usinas solares constituídas de painéis.
Existem duas maneiras de se aproveitar a energia proveniente do sol: a produção de energia elétrica e o aquecimento de água por meio do calor do sol.
Para a produção de energia elétrica por meio da energia solar são utilizados os sistemas heliotérmico e fotovoltaico. No primeiro, a insolação é convertida em energia térmica para, em seguida, ser transformada em eletricidade. Já no segundo, há a conversão imediata para energia elétrica.
Utilizando a energia proveniente do sol
Os sistemas heliotérmico e fotovoltaico podem ser utilizados em muitos ambientes com funcionalidades diversas. Sua utilização, seja em residências, indústrias ou comércios, traz muitos benefícios. Apresentamos, pelos menos, três vantagens principais da energia solar:
Manutenção do sistema. No caso da adoção do fotovoltaico, os cuidados se resumem à limpeza dos painéis com água.
Usuários domésticos de energia solar contam com uma maior independência em relação ao fornecimento de energia. Isso porque o abastecimento elétrico de sua residência é autossuficiente e, portanto, está resguardado de eventuais cortes de fornecimento. Isso pelo menos enquanto há sol.
Nas indústrias e empresas de portes distintos, tem como maior benefício a economia que essa atitude sustentável pode proporcionar. De fato, sendo os custos com energia uma despesa fixa, reduzi-los passa a ser uma estratégia de aumento do faturamento.
A implementação de um sistema de captação de energia provinda do sol torna-se, então, um excelente investimento em longo prazo, em especial em regiões com altos índices de insolação. Com isso, as contas de energia podem diminuir substancialmente para as empresas e indústrias.
Algumas desvantagens
A utilização da energia solar tem também suas desvantagens. De início, podemos mencionar os altos custos das placas e painéis. De fato, trata-se de um meio de produção de energia dos mais onerosos, por isso sua utilização ainda é restrita. A captação dessa energia depende também da incidência de insolação nas regiões onde serão instalados esses equipamentos. Por conta disso, a possibilidade de seu uso depende das características climáticas de cada região.