Glauco Diniz Duarte Empresa – qual o melhor painel solar monocristalino ou policristalino
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o painel monocristalino foi desenvolvido pelo cientista polonês Jan Czochralski em 1916, enquanto ele estudava a velocidade da cristalização de alguns metais.
Seus estudos resultaram no Processo Czochralski, que é um método de cultura de cristais que hoje é utilizado na produção industrial de materiais semicondutores como o Germânio e o Silício.
No início da energia solar, todos os painéis eram feitos de Selênio, mas a partir de 1954 foram desenvolvidas células fotovoltaicas de Silício, o que permitiu que o painel monocristalino fosse criado.
Os painéis fotovoltaicos de silício monocristalino, são feitos a partir de um cristal ultra puro de silício que é cortado em várias partes criando assim lâminas de silício individuais. Essas lâminas são tratadas e convertidas em células fotovoltaicas.
VANTAGENS DOS PAINÉIS MONOCRISTALINOS
Existem muitas vantagens em usar esse tipo de painel, entre elas podemos citar:
Sua vida útil é superior a 25 anos fazendo com que sua durabilidade aumente consideravelmente;
Funcionam melhor que os demais painéis, em condição de pouca luz;
Ocupam menos espaço e geram a mesma quantidade de energia;
E possuem uma alta eficiência de cerca de 15% e 22%.
Este tipo de painel é fácil de se reconhecer, ele possui uma cor uniforme podendo ser azul escuro ou cinza. Essa é uma característica marcante da pureza do material que ele é produzido.
DESVANTAGENS DOS PAINÉIS MONOCRISTALINOS
Mas há também algumas desvantagens no uso deste tipo de painel. Entre elas temos:
O custo para adquirir este painel geralmente é maior por utilizar um material ultra puro na sua composição;
O seu processo de fabricação, onde os painéis recebem um corte específico, acaba fazendo com que grande parte do silício original seja desperdiçado. Mas a sua eficiência continua a mesma.