Glauco Diniz Duarte Empresa – quanto é um painel solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a dúvida que sempre surge após aderir a utilização de painéis solares é como proceder quanto à manutenção e limpeza e, principalmente, com que frequência é necessário efetuar a limpeza? Confira as dicas e tire suas dúvidas quanto a isso:
Os painéis solares instalados no seu telhado ficam sujos principalmente por causa da poeira e da poluição. Em cidades como São Paulo, onde a poluição é significativa, os seus painéis podem ficar sujos em menos de 1 ano. A sujeira causada por pássaros é rara a não ser que você tenha muitas pombas e passarinhos por perto. A limpeza deve ser feita porque a sujeira depositada sobre as placas fotovoltaicas pode impactar na captação da luz e produção de energia solar.
Como se dá a perda de produção de energia dos painéis solares por conta de sujeira?
Poluição, poeira, folhas e até mesmo excremento de pássaros contribuem para impedir que a luz do sol chegue até as células fotovoltaicas em seus painéis solares.
Quanto mais sujo, menos energia a placa fotovoltaica vai produzir. Há ainda outros fatores que podem diminuir a captação e produção de energia dos painéis solares, mas a sujeira é um dos principais, porém, fácil de corrigir.
Já foi constatado por especialistas no assunto que, painéis solares sujos perdem até 25% de sua captação.
Qual a frequência para limpeza?
A limpeza deve ser feita anualmente. Em lugares onde não chove muito e tem muita poeira, de 6 em 6 meses. De uma forma simples, basta olhar para os seus painéis solares e verificar se eles estão muito sujos. Caso sim, está na hora da limpeza. À medida que os painéis ficam mais sujos, sua produção de energia diminui. Uma pequena quantidade de sujeira, como por exemplo uma camada fina de poeira, poderá causar apenas uma pequena perda na produção de energia do painel fotovoltaico, chegando em até 5%. No entanto, quando os painéis solares ficam “encardidos”, como em uma casa perto de uma avenida grande, em uma área agrícola ou em um local que não recebe chuvas regulares, a perda de produção de energia solar fotovoltaica pode ser superior a 20%. Normalmente, uma boa chuva, deve limpar os seus painéis solares.
Dicas para limpar os painéis solares
Segurança sempre em primeiro lugar! Siga o procedimento para desligar o seu sistema fotovoltaico antes da manutenção. A Conte Solar orienta e realiza também a manutenção.
Qual equipamento usar para limpar o painel solar:
Por razões de segurança, se possível, é aconselhável que você não suba no telhado por conta própria para fazer a limpeza. Uma escova macia de boa qualidade ou um rodo com uma lâmina de plástico em um lado e um pano amarrado, juntamente com uma longa extensão podem fazer deste equipamento a ferramenta perfeita. Assim permitindo que você permaneça no chão e alcance o seu telhado. Use uma mangueira com um bico adequado para permitir que o jato de água chegue até os painéis.
Use este equipamento com cuidado! Sem aplicar pressão e sem bater ele nos seus painéis!
IMPORTANTE: Se não for possível limpar os painéis do chão, não tente acessar o telhado, a menos que tenha o equipamento de segurança apropriado e o treinamento.
A melhor hora do dia para limpar os seus painéis solares:
Limpe seus painéis solares em um dia nublado, no início da manhã ou à noite. Se o sol estiver forte, a água utilizada pode evaporar rapidamente dificultando a limpeza.
O amanhecer pode ser um momento particularmente bom para a manutenção: O orvalho durante a noite provavelmente terá “amolecido” a sujeira assim facilitando o processo de limpeza. Desta forma você precisará usar menos água e menos energia para limpar seus painéis solares.